[RESOLVIDO] Segurança no Linux

Bom dia!
Como vcs lindão com a segurança da sua Distro, vocês usam antivírus vírus? Se sim, qual? Quando vão fazer compra na Internet, vocês fazem alguma coisa que já lhe deixam com total segurança na horas de fazer compras? Como vocês fazem pra se proteger de vários tipos de ransomware? Em sites de banco vocês fazem alguma coisa pra se sentir seguro ou só usam app de bancos? Vocês podem achar que é neura minha ao perguntar isso tudo, realmente é, mas eu já fui prejudicado na net, já perdi dinheiro ao fazer compra no mercado livre, tive ligar e fazer denúncia pra eles resolverem o problema, documentos meus já vazaram por irresponsabilidade do banco, já peguei um vírus muito louco que fez eu perder todas minhas coisas que estavam no PC principal tudo relacionado a faculdade, trabalho, TCC, relatórios de estágio; daí já tá pra ter uma ideia da desconfiança né :sweat_smile: por favor entendam o meu lado e minhas dúvidas, logo já li em outros sites de tecnologia que já foram criados vírus que explora falha no Linux. Eu espero que eu tenha um bom retorno com orientações, dicas e etc. Desde já muito obrigado, fico no aguardo das respostas.

Anti vírus você pode usar o CLAMAV, costuma ser o suficiente, embora eu use ele apenas para verificar discos e partições com Windows, outra coisa boa é um firewall, no demais, nada de neura, use apenas pacotes seguros contidos na loja da sua distro, evite o máximo que puder os PPAs (distribuições baseadas no Ubuntu), e claro não fique instalando pacotes que vc encontra por ai (DEB , RPM etc…)
Uma dica final, só coloque sua senha de root quando vc tiver solicitado a execução de algo, por exemplo a instalação de um programa, a atualização do sistema etc… se o linux pedir por sua senha sem motivo aparente, cancele, porque 90% dos malware para linux precisam que o usuário dê permissão para a execução, mais que fique claro que isso é extremamente raro, o linux está sempre em mudança, sempre sendo atualizado e corrigido, use com responsabilidade e tudo vai dar certo.

4 curtidas

Antes de tudo, você precisa definir onde guardar seus arquivos… ter um armazenamento local confiável (por isso indico o SSD - pois com qualquer batida ou até desgaste, o HD mecânico vai pro pau) é importante.

E se você tem arquivos importantes, guarde-os na nuvem (Google Drive, Microsoft OneDrive, Dropbox, Amazon Cloud Drive…)! Seguindo essas dicas, é praticamente impossível você perder algum arquivo!

Particularmente, não achei AV gratuitos para o Linux (dos que não foram abandonados… outros não possuem interface gráfica). Quando aumentar os ataques de vírus a plataforma… A oferta de AV vai aumentar! A melhor dica é prudência.

Quanto a banco… eu uso o app do celular; com apenas a leitura da minha digital (sem digitar senhas), já tenho acesso a minha conta.

Mercado Livre é bem complicado. Um serviço que só visa explorar a galera (vendedores e compradores). Há muitos relatos de vendedores, que a plataforma deixa vazar informações confidenciais com facilidade… e está c*gando pra isso. Particularmente, evito comprar pelo ML.

2 curtidas

Anti-vírus são desnecessários, mas existem boas práticas de segurança.

  • Instale atualizações assim que forem disponibilizadas, são elas que mantém o sistema seguro.
  • Utilize um firewall.
  • Não utilize PPAs ou repositórios de terceiros, dê preferência aos formatos Flatpak e Snap.
  • Mantenha um backup, HDs e SSDs eventualmente falham, levando seus dados com eles.

Quanto a bancos, utilizo apenas o app no smartphone, o Warsaw, que é utilizado pela maioria dos bancos, não é confiável, o software é proprietário, exige acesso administrativo, tem comportamento suspeito e é conhecido por causar problemas.

3 curtidas

Obrigado a todos que tiraram as minhas dúvidas, agradeço pela orientação que me deram, muito obrigado msm

1 curtida