[RESOLVIDO] Rede Wi-Fi Ubuntu Minimal + Gnome

gnome

Gente, estou com um erro muito estranho, ontem fiz a instalação do Ubuntu minimal no meu PC, instalei normalmente pelo Wi-Fi e depois de instalado instalei o Gnome-Shell, o GDM3, o Gnome-Terminal e o Firefox tudo pelo Wi-Fi. Quando fui reiniciar o Pc ocorreu tudo normal, e mesmo utilizando o sistema estavatudo ocorrendo normalmente, entretanto quando fui aumentar o som do PC notei que na aba do Wi-Fi estava marcado em cinza, como se não estivesse conectado (Eu estava usando a internet normalmente pelo Wi-Fi) e esse erro me deixou meio noiado, alguém sabe o que é isso? Meu sistema simplesmente esta conectado no Wi-Fi normalmente, mas não aparece nada no meu Gnome.

Ps. A internet esta funcionando normalmente mesmo sem aparecer que esta conectado.

0 Likes

O gestor da placa de rede não está instalado
Por outras palavras o wi-fi funciona mas o gestor do wi-fi não

0 Likes

O Dio fez um vídeo ressuscitado um pc da xuxa

Ele também fez no Ubuntu minimal e teve o mesmo problema

0 Likes

Opa, vou testar quando chegar em casa! Valew!

0 Likes

Mesmo com isso continuou sem funcionar. :\

0 Likes

Acho que encontrei o pacote front-end (programa responsável pelo gerenciamento visual) do gnome

network-manager-gnome

Tenta ver se ele está instalado

0 Likes

se o do gnome não funcionar… outro gerenciador wifi bom é o wicd

0 Likes

O problema é que quando você instala à partir do minimal, a gestão de rede não é feita pelo network-manager, por isso a rede funciona mas o indicador não exibe as conexões.

Eu já tive esse tipo de problema, mas o método que eu usava pra resolver, não funciona mais.

O ideal é você fazer a instalação mínima do Ubuntu padrão, que já é bem enxuta.

0 Likes

Eu sei, já sabia que era por causa do gerenciamento da rede, mas achava que tinha como vincular a do Gnome e a do sistema em si (não sei se deu pra entender mas é isso), e o jeito que consegui fazer funcionar foi instalando o wicd e desabilitando as configurações dai aparecia ali, mas toda vez que reiniciava ele resetava dai né, deixei quieto, próxima vez que for fazer faço tudo por cabo depois substiuo pelo wi-fi depois de instalado talvez assim não de problema.

0 Likes

Sempre que instalar pelo minimal, vai acontecer isso, seja por cabo ou por wifi, a conexão que você usar vai ficar sendo gerenciada por fora do network-manager.

0 Likes

Entendo, bom, deve ter algum jeito de mecher nessas coisas uma hora aprendo. ^^

0 Likes

Jeito tem, eu só não descobri ainda…

Já pesquisei bastante sobre o assunto e tem muita gente internet a fora com o mesmo problema.

Havia uma solução em versões antigas do Ubuntu, mas o esquema mudou, não dá mais pra resolver da mesma forma.

0 Likes

Pois é, vi algumas “soluções” que hoje já não funcionam, um mal desta coisa linda chamada de linux, pra melhorar muita coisa muda e soluções se alteram. Agora mesmo estava reinstalando o Ubuntu em uma maquina quando me deparo com um erro do Grub onde ele não deixava o sistema iniciar e quando fui procurar uma solução me deparei com o boot-repair, testei e a desgrama apagou meu disco. Ao menos o disco não tinha nada de mais.

0 Likes

Aí depende do seu nível de experiência e conhecimento.

0 Likes