[RESOLVIDO] Problemas com a instalação do Linux

Pessoal,eu estive testando o linux em dual boot por um tempo,acabei gostando muito e resolvi colocar o Ubuntu como o meu sistema único,pois não estava utilizando o windows.
Já no processo de instalação eu selecionei a opção de apagar o disco e instalar o Ubuntu,até aí ok ,fiz a instalação toda correta.Mas depois que acabou a instalação o Linux só ficou armazenado no HD e eu não consegui dar mais boot.
Eu já instalei outras três distribuições e estou tendo o mesmo problema.Instalei o Windows 10 aqui e correu tudo bem.Agora esse problema persiste e eu não estou conseguindo nem fazer dual boot mais.

*Sou novo aqui,se eu coloquei a tag errada,por favor me avisem!

Desde já grato pela atenção!

É muito provável que seja por causa do famigerado UEFI. Para instalar a distro mantendo o UEFI ativo é necessário dar boot pelo pendrive usando o boot com UEFI. Normalmente aparece no nome da opção de boot por USB o nome UEFI. Ou, se você não quiser usar o UEFI, basta desativá-lo na BIOS. Também recomendo desativar qualquer coisa relacionado a FastBoot na BIOS.

Outra coisa que é necessário prestar atenção é em qual disco está sendo instalado o GRUB (sistema de inicialização). Se você está usando a opção padrão é muito provável que esteja correto, mas caso esteja usando opções customizadas é preciso verificar bem.

1 curtida

Bruno muito obrigado, você me ajudou muito.
Eu resolvi o problema montando a imagem da distro no modo DD no Rufus,pois no no outro modo não estava tendo compatibilidade.
Manjaro está rodando aqui sem problemas.Muito obrigado pelas informações!

2 curtidas