Mais uma dica galera!
Eu instalei Ubuntu Eoan Ermine (development branch) Release: 19.10
e a placa de rede não funcionou.
No caso eu tenho a placa
01:00.1 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 12)
Mas aí eu usei a conexão wifi que funciona normal e instalei o pacote:
apt install r8168-dkms
Depois de instalar o kernel que falei acima…
Reiniciei e tudo funcionando…
Meu problema com este notebook é que eu não conseguia instalar nenhuma outra distro!
E como eu gosto de ficar testando novas distros é um é no saco quando instalava e a distro instalava um kernel que não funciona!
Agora com esse 5.3.0-999-generic funciona tudo ok mesmo em versões mais recentes como o Ubuntu Eoan (19.10)…
Só para adicionar a minha experiência ao tópico, eu tenho exatamente o mesmo modelo de notebook e passei por problemas iguais como mencionei acima.
No momento acabei migrando para o Manjaro Deepin, quando instalei ele funcionou tudo perfeito, MENOS a placa de wifi, que simplesmente desaparecia, no inicio nem percebi o erro pois uso ele cabeado no escritório, mas a primeira vez que saí com o notebook tive a decepção e voltei para a luta pra resolver a situação.
O que aconteceu foi que comecei a testar todas as versões de kernel disponíveis, algumas não funcionava nada, outras funcionava e ficava o tempo todo consumindo praticamente 100% da CPU, no fim acabei instalando o Kernel v5.3-rc2.
Nao posso assegurar que funciona o áudio no HDMI pq ainda não testei, mas o resto parece funcionar bem.
Boa tarde a todos… fiquei mais tranquilo depois de encotrar esse tópico, pois recentemente adquiri um Acer A515-41G-13U1 e estava para manda-lo para o suporte. Achei o desempenho fraquissimo, tanto no linux como no windows… Estou usando o kernel 5.0.0-25 e além do pessimo desempenho com videos, twitch, youtube, netflix, globoplay, enfim qq um a placa de rede cabeada não funciona…
gibaferreira44 vc poderia descrever como é a performance do seu equipamento rodando windows 10? Teve problemas de desepenho também?
Nem deu tempo! Coloquei logo o Linux… Mas mesmo assim o HD que vem com ele é um WD Blue de 5400 rpm…
Aí eu coloquei um SSD e junto com o kernel 5.3.0rc6 (mais recente) ficou um avião!
Valeu