[RESOLVIDO] Problema notebook Acer Aspire 5 com AMD

Fala galerinha…
Comprei este notebook nas Lojas MM:
https://lojasmm.com//comprar/preco.php?IdProduto=59005&pd=s
É um Acer Aspire 5 com processador quadcore da AMD A12-9720P
Tem uma placa gráfica AMD Radeon / RX 540 com 2 GB GDDR5…
Acontece que a unica distro que funciona 100% é o LinuxMint 19 que é baseado no Bionic.
E o único kernel que funciona é o 4.15… Se eu mudo pra kernel 4.18 ou kernel 5.X fica uma tranqueira… NIC não funciona, placa gráfica buga todo…
Alguém mais teve problema e recomenda alguma outra distro pra testar aqui neste notebook?

Obrigado.

2 Curtidas

Bem estranho isso ai cara, quais distros você testou além do Mint?

1 Curtida

Então… Eu geralmente uso Kubuntu… Tenho um outro notebook, muito mais inferior, que é dualcore celeron M, com 4 Gb de ram e placa intel i915 e funciona tudo de boa…
Nesse novo tentei Kubuntu 19.04 e nada… nem rede funciona… Trava muito…
Tentei Deepin Linux essa ultima versão horrivel também…
Tentei Mangeia e até que ficou bom mas não me adapto com o Mangeia…
Aí agora com Mint 19 usando XFCE fica tudo ok… Porém se mudo o kernel pra algo superior do que 4.15 ferrou!
Ainda não tive tempo de testar outras distros… Mas tá na lista:

• Manjaro
  • Arch
  • Fedora

Quero ficar com algo que tenha base Ubuntu pra usar os PPA que sou fã! hehehe

Valeu

1 Curtida

Acho que é melhor você continuar usando o Linux Mint com esse kernel, ele é um kernel lts e pq nem vale muito a pena ficar trocando versão do kernel. E se você joga, se quiser, pode adicionar esse ppa para ter o driver mesa3d mais recente.

Abraço

1 Curtida

Eu to usando o OIBAF… Seria o mesmo?
https://launchpad.net/~oibaf/+archive/ubuntu/graphics-drivers

1 Curtida

A diferença do padoka pro Oibaf é que o padoka só dá suporte para versões lts e um pouco mais recentes do Ubuntu, o mesmo fala para você usar o ppa do Oibaf caso use uma versão do ubuntu que ele não dê suporte. Vocẽ pode continuar a usar o Oibaf sem problemas, tinha falado sobre o do padoka pois pensei que você não estava usando nenhum.

Abraço.

1 Curtida

Então piazada!

Instalei o Fedora 30 aqui com KDE Plasma e está tudo uma delícia!
Vou sentir falta do apt e dos ppa’s, mas acho que consigo tudo que preciso com snap e flatpak… hehe
Vou usar por uns dias e ver o que vai dar!
Obrigado

1 Curtida

Ah! Nao deu! Fedora travou tudo! kkkk… Voltei para o LinuxMint!

1 Curtida

Cara eu já desisti da AMD faz tempo para notebooks e placas gráficas,o suporte e péssimo e por tempo curto, mais continua procurando ai, boa sorte.

Não entendi o que mais vi por aí que os driver open da AMD da são os melhores, principalmente teste de jogos em Vulkan no Linux que a Nvidia perdia…

Conseguiu alguma solução amigo?
Estou passando pela msm situação, único que funciona é o mint com kernel antigo, já tentei ubuntu, tentei atualizar Kernel, instalar driver open, driver proprietário, e tudo fica horrível.
Fiz um teste glmark com o kernel 5.15 instalado, e o resultado da placa de vídeo dedicada foi de 0.07fps, resumindo o sistema fica inutilizável.
Vou acompanhar seu tópico e se descobrir algo posto aqui.

Não! Continuo no Linux Mint que está ótimo!
Roda tudo perfeito…
Mas não posso mudar o kernel pra 4.18 por exemplo…
Mas tudo bem… nada critico!
Valeu

1 Curtida

@gibaferreira44
Sei que é off-topic, mas vou perguntar mesmo assim kkkkk.

Qual vem sendo sua experiência com o notebook, no Linux Mint que funciona tudo certo?
Estava de olho nesse Notebook, agora fiquei na dúvida.

O hardware é excelente!
Infelizmente ele vem com um de 1 TB da WD, aquele azul que a velocidade é baixa: 5,9 RPM!
Mas eu tirei e coloquei um SSD então o bichinho voa! rs
Mas só Linuxmint funciona 100%…
Att

2 Curtidas

Já tentas-te o Pop OS!? ele é baseado no Ubuntu e tem versões com proprietários das placas gráficas NVidia ou AMD.

Pois é, infelizmente as opções no Brasil são bem limitadas, a maioria dos Notebooks, principalmente os que não são parudos, vêm com HD 5,9k RPM.
Pensei em trocar por um SSD mesmo.
Ele tem entrada pra CD/DVD, onde seja possível por um caddy para usar o HD juntamente com o SSD ?

1 Curtida

Pessoas!
Eu estive em intenso contato com a turna do Kernel Linux…
Depois de mandar alguns e-mail’s, ele liberaram o kernel 5.3rc1 que pode ser baixado aqui:

https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v5.3-rc1/

Quase tudo funcionou… Menos o SOM NO HDMI! Aí não tá! Ter monitor de 32 pra que se não sai som no HDMI! rsrs…

Mas reportei isso também e já tem um patch pra corrigir o problema do som no HDMI, mas vai sair somente no v5.3-rc2…
Deve sair este final de semana ou semana que vem!
Mas o bom é que agora tudo está ok, ao menos com a rede, amdgpu e tudo o resto!

Valeu moçada!

7 Curtidas

Imagina se fosse com o pessoal da Microsoft esse perrengue todo!
Nunca teria tido uma resposta tão rapida!

1 Curtida

Cara, você ganhou meu respeito animal!!! Porque você teve um problema, foi atrás de reportar o seu problema e conseguir uma solução!! Muito legal cara!!

1 Curtida

À quem interessar possa, segue link para download do kernel que está funcionando aqui:

https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/daily/2019-07-27/

Você também pode esperar pela release oficial no link abaixo:

https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

Valeu!

4 Curtidas