(Resolvido) Problema no microfone Integrado do Notebook

Olá meu problema é bem estranho, o meu microfone integrado estava funcionando normal, até eu chegar e testar um adaptador que converte o audio e o som em um único plug p2, o mais estranho é que eu testei no Windows(pois tenho dual boot) e o microfone integrado funciona normal, agora o microfone integrado não funciona o pior de tudo é que tenho um arquivo de configuração de backup e mesmo resturando o som continua sem ser captado, alguém já passou esse sufoco com o linux?

2 Curtidas

Provavelmente quando vc plugou o adaptador provavelmente o sistema mudou a entrada padrão de áudio do microfone, tente abrir o gerenciador de som do seu linux mint e ir mudando as entradas de som até funcionar.
O dio tem um vídeo mostrando sobre como configurar as placas de som, o foco é na saida de áudio mas ele também fala um pouco ou pelo menos mostra sobre entrada de icrofones.

1 Curtida

Valeu mano consegui resolver o problema o video ajudou, só fica um detalhe tive que configurar no pavucontrol e habilitar e selecionar o o microfone interno como padrão.

1 Curtida

kkk imaginei que ia ter que fazer isso, mas que bom que conseguiu

cara o meu problema é um pouco diferente, o pavucontrol não estar reconhecendo o microfone do meu heatset no pavulcontrol esta dizendo que o microfone esta unplugged mas esta pluggado e funciona no windows! Me ajuda amigo por favor?

Veja se o sistema tem alguma atualização pendente

Eu estou tendo um problema um pouco diferente, meu o microfone do fone de ouvido ou plugado funciona, mas o microfone integrado do notebook não funciona fica apenas chiado, já tentei regular os dB mas não adianta ele não captura audio somente ruido. alguem pode me ajudar, tenho um notebook lenovo ideapad 330.

@allanbastos Não sei se você já resolveu seu problema mas tenta fazer o seguinte:
baixe o pavucontrol na sua distro vai em dispositivos de entrada e clicar no cadeado para liberar o controle entre esquerdo e direito e coloca tudo para um lado, exemplo: se tive 50 e 50 deixa 50 só de um lado, se ainda tiver com ruído abaixe para sei lá digamos 20 e vai testando, o meu notebook meu mic tá funcionando agora, com esse procedimento.

2 Curtidas

valeu @Benson deu certo aqui!

@allanbastos opa mano tamo junto :facepunch:t3:

Sabe me dizer como resolver, no meu caso: as duas entradas mudam quando uso o microfone - whatsapp, google meet - e então voltam para as duas ligadas e o microfone fica mudo.
E outra: no meu painel de ‘som’ do Mint, a opção ‘microfone - audio interno’ está desabilitada, impossibilitando qualquer alteração nas ‘configurações de dispositivo’ (apesar de eu ver que está no mudo, não consigo mudar).

Já olhei o alsamixer, e como disse o pavucontrol oscila.

1 Curtida

Estou com o mesmo problema!