[RESOLVIDO] Perca da formatação no LibreOffice

Salve pessoal, beleza ?
Atualmente a minha versão do LibreOffice é a 6.0.7.3 e me ocorre o seguinte:
Após a criação e formatação de um doc no Writer, salvo com o formato .odt e tudo tranquilo. Mas ao abrir o arq .odt novamente após reiniciar o pc toda a minha formatação(fonte, negrito, sublinhado etc) é perdida.
Alguém tem alguma ideia do que possa ser ?

Que erro bizarro, sou um usuário assíduo do LibreOffice e nunca vi isso. Você já tentou criar outros arquivos .odt para ver se o problema se repete?

Antes de tudo, baixe a última versão (6.2.4). E veja se o problema ocorre.

O arquivo que deu isso eu criei na mão e coloquei a extensão .odt
Agora criando e salvando o arquivo pelo próprio Libre fica tudo normal.
Mas valeu pelas respostas pessoal, queria mesmo saber se era normal (o que não é).

criando […] pelo próprio Libre

Só por curiosidade. Vc estava criando um documento de texto .odt em outro programa (gedit…)? E posteriormente editar no LibO?

Sim, criei um “novo documento vazio” e salvei com a extensão .odt, depois abri no Libre e usei normalmente mas ao fechar e abrir a formatação é perdida. Mas é só nesse caso que isso acontece, de resto o L.O funciona perfeitamente.

1 Like

Conselho: não faça + isso. Abra o LibreOffice, faça o que tem q fazer e salve o arquivo a partir dele. O programa é próprio pra isso, seguindo este método não tem erro (pelo menos eu nunca tive problema algum com isso).

3 Likes

Esse é um “pequeno” detalhe que ele devia ter dito desde o início, não é todo dia que uma pessoa cria um documento XML (é XML, né?) na mão para então salvá-lo com a extensão .odt.

OP, a não ser que você esteja estudando como funciona a criação de um documento .odt, não faz sentido o que você fez. Crie seu documento a partir do próprio programa, que no caso é o LibreOffice.

2 Likes

@willianlycan e @rasolar Beleza ?
Concordo, no dia a dia ninguém vai criar o arquivo na mão, colocar a extensão e etc.
É que só achei curioso o fato da formatação sumir mas de qualquer forma obrigado pelos comentários !!

1 Like