[RESOLVIDO]PC ''congelando'' ao jogar qualquer jogo . Ubuntu 18.10

Galera sou novo no Linux, começei usando Ubuntu 18.04 tava mil maravilhas jogando Torchlight 2, Albion Online e CS GO não travava nem nada … Resolvi testar outras distros, foi ai que os problemas começaram … Primeiro tentei instalar o Linux Mint e dava uma tela preta, depois voltei para o Ubuntu 18.04 instalei o Albion e depois de um tempo jogando o PC congelou achei que fosse o jogo e resolvi jogar CS, mas, depois de um tempo a mesma coisa … Achando que era a distro testei Fedora, Xubuntu, Ubuntu 18.10 e nada continua congelando durante uns minutos de jogo do mesmo jeito … Tava funcionando normal antes e eu reinstalei o SO e os problemas começeram será que tem algo a ver com meu Hardware ? A config do meu PC é a seguinte

Ryzen 3 2200G
GPU Vega 8 (integrada do processador)
Mobo a320m-k/br
RAM Kingston
SSD Sandisk
HD Seagate

0 Likes

Podem ser vários fatores como o kernel e módulos, e interface gráfica, mas o estranho é que na teoria por fedora vim com o kernel mais atual isso não deveria acontecer, já testou com o Manjaro?

0 Likes

Já tentou instalar o kernel mais atual pelo ukku?

0 Likes

Ainda não porém vou por pra baixar agora !

Nem sei oque é isso ksksk poderia me explicar ?

0 Likes

O Kernel é como se fosse o motor do Sistema Operacional, no Linux os drivers de video da AMD e da Intel vem integrado no kernel, geralmente as distros que vem com o kernel mais atual apresenta melhor desempenho com hardwares mais novos, mas como você testou o Fedora ele não deveria apresentar esse problema, qual interface gráfica você estar usando?

0 Likes

No momento estou usando Gnome Shell

0 Likes

Agora que vi você disse que já tentou usar o Xubuntu, você pode postar um screenshot com a versão do seu kernel pode ser pelo HardInfo que se não em engano já vem no Ubuntu

Captura%20de%20tela_2019-04-13_14-53-34

Se não tiver instalado é só procurar na Gnome-Software por hardinfo

0 Likes

O suporte ao seu processador ainda não está 100%, para obter os melhores resultados você deve utilizar uma distro bem atualizada, Fedora, Arch Linux, Manjaro e openSUSE Tumblweed são boas opções, Ubuntu 18.04 ou 18.10 e derivados não são adequados.

1 Like

Vou instalar o Manjaro agora pra testar !!

1 Like

Bom o problema do SO congelar parece que acabou com a instalação do Manjaro … Porém o jogo "fecha’’ da area de trabalho e fica aberto só o processo :v

0 Likes

Isso aconteceu algumas vezes comigo, é um bug do Steam. No meu caso matar o processo e reiniciar o Steam resolvia o problema.

1 Like

Na verdade não acabou :confused: continua do mesmo jeito … O estranho é que da primeira vez que instalei o Ubuntu durante qualquer jogo o PC não travava mas se eu ficasse usando o PC sem jogar por algumas horas travava … Agora não trava mais, só trava se eu começar a jogar e demora uns 5 minutos no maximo pra congelar o PC :frowning:

1 Like

Como eu disse, o suporte a esse processador ainda não está 100%, travamentos são um problema bastante comum com os processadores da série Raven Ridge. É importante pesquisar bastante antes de comprar, para evitar dores de cabeça como essa.

1 Like

É … Vou ter que voltar para o Windows infelizmente :confused: Obrigado ai a todos que responderam aqui ^.^

1 Like

Te recomendo testar a estabilidade do seu hardware, você pode estar preocupado demais com o Sistema e ser algum problema físico.

1 Like

Tente jogar no Windows e avise se nele o jogo funciona 100%

0 Likes

Não tô sabendo nem como fazer um pendrive bootável com windows no linux haha

0 Likes

Que eu me lembre é só instalar o woeusb e nele mesmo cria o pendrive bootavel

0 Likes

Você estar usando o Manjaro, então deve estar no AUR, para instalar do AUR acho que tinha que ativar ele pelo Octopi caso seja o KDE ou pelo Pamac caso seja o XFCE

0 Likes

Olha eu acho algo interessante no reddit você usa as memórias Rams em dual channel?

Edit:
Você tentou rodar os jogos em vulkan ou OpenGL?

No Phoronix encontrei que parece ao colocar os jogos para rodar em vulkan é mais estável

https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ryzen3-2200g-vega8&num=4

Talvez com o kernel 4.19 no Ubuntu funcione

0 Likes