[RESOLVIDO] O grub não está reconhecendo o boot do fedora

Estava fazendo uma pós instalação no fedora 35, usando o “Fedy”, porém na seção “Tweaks”, eu cliquei no botão “configure” em GRUB2 configuration


(Imagem apenas pra demonstrar peguei da internet)

Quando fui ligar o notebook novamente o grub só reconhece o boot do windows mas o do fedora não aparece mais…

Não tô achando nenhuma solução, sou novo no fedora, é a primeira versão dessa distro que uso.

Agradeço desde já!

1 curtida

Vc pode tomar como base esse tutorial que criei de como reparar o grub efi no fedora 33, poi o procedimento continua o mesmo.
Lembrando que ele serve somente se seu windows e o fedora foram instalados em modo EFI.

Então, qnd eu seleciono a opção “troubleshooting” não aparece a opção de “rescue a fedora system”

Vc atentou para o fato que no tutorial indica a ISO Everything? essa opção está presente nessa ISO.

Ahh achei que não tivesse diferença, vou baixar e tentar…

Quando coloquei o comando “dnf reinstall grub2-efi shim os-prober” ele deu erro, estou com cabo de internet conectado

Ou vc não deu boot desde o inicio com o cabo conectado, ou sua placa de rede precisa de um driver que não está no kernel.

Desculpa o trabalho amigo, mas realmente eu não entendo mto bem disso tudo ainda, esse drive, eu posso instalar pelo Windows msm? E qual seria? Como eu faço pra instalar manualmente?
Achei que tava tudo ok com o drive pq assim q conectei o cabo a internet foi conectada no Windows
E o cabo tbm já tava conectado qnd fui fazer o processo com a iso everything…

caso realmente precise de um driver para a rede cabeada funcionar, infelizmente vc não vai poder usar esse tutorial.

Vc sabe de outro tutorial? Ou acha que vou ter q reinstalar o fedora msm?

Olá!

Mostre a saìda de nmcli. Assim dará para ter certeza que não é falta de configuração e sim modulo/driver faltante.


Aí amigo

1 curtida

Parece que está carregado a internet, mostre a saìda de:

ping www.google.com -c1

Então você tem internet e o erro é outro. Vou tentar achar algo para te ajudar, o Fedy, aplicativo que eu usei/uso para a pós-instalação do fedora, pode ser perigoso, porque é uma pós-instalação para o desenvolvedor, a melhor pós-instalação é a que você mesmo monta, o Fedy só é interessante caso você tenha os mesmos gostos do desenvolvedor, como eu gosto do tema que ele dispõem.

1 curtida

Tá bom amigo, fico no aguardo, desde já muito obrigado… Pois é, esse problema todo pq apertei um botão q n deveria

Olhando aqui, o pulo do gato que deu errado foi no update, tente rodar só:

sudo dnf update 

1 curtida

Ok, isso me leva a crer que é o minimalismo do fedora everything, que foi pensando para usar de outra forma, instalar via net-install. Tente baixar outra ISO e refazer o tutorial, de preferencia uma que tenha interface, eu recomendo o fedoraGNOME, plasma, ou xfce. Se eu não me engano, existe uma iso do fedora que é propria para recuperação, mas não me lembro o nome.

Edição para corrigir o que eu falei: Provavelmente, até onde eu me lembro os repositorios da ISO everything são gerenciados pelo anaconda para poder pegar os mirrors mais pertos e mais rapidos, então esse é o problema com o dnf, os repositorios não foram gerenciados ainda, e não se trata só de “minimalismo” e sim algo mais afundo.

Então, eu tava com a iso do fedora 35 workstation gnome, porém essa opção de rescue system lá não aparece, uso msm assim?

1 curtida