[RESOLVIDO] O grub não está reconhecendo o boot do fedora

Estava fazendo uma pós instalação no fedora 35, usando o “Fedy”, porém na seção “Tweaks”, eu cliquei no botão “configure” em GRUB2 configuration


(Imagem apenas pra demonstrar peguei da internet)

Quando fui ligar o notebook novamente o grub só reconhece o boot do windows mas o do fedora não aparece mais…

Não tô achando nenhuma solução, sou novo no fedora, é a primeira versão dessa distro que uso.

Agradeço desde já!

1 curtida

Vc pode tomar como base esse tutorial que criei de como reparar o grub efi no fedora 33, poi o procedimento continua o mesmo.
Lembrando que ele serve somente se seu windows e o fedora foram instalados em modo EFI.

Então, qnd eu seleciono a opção “troubleshooting” não aparece a opção de “rescue a fedora system”

Vc atentou para o fato que no tutorial indica a ISO Everything? essa opção está presente nessa ISO.

Ahh achei que não tivesse diferença, vou baixar e tentar…

Quando coloquei o comando “dnf reinstall grub2-efi shim os-prober” ele deu erro, estou com cabo de internet conectado

Ou vc não deu boot desde o inicio com o cabo conectado, ou sua placa de rede precisa de um driver que não está no kernel.

Desculpa o trabalho amigo, mas realmente eu não entendo mto bem disso tudo ainda, esse drive, eu posso instalar pelo Windows msm? E qual seria? Como eu faço pra instalar manualmente?
Achei que tava tudo ok com o drive pq assim q conectei o cabo a internet foi conectada no Windows
E o cabo tbm já tava conectado qnd fui fazer o processo com a iso everything…

caso realmente precise de um driver para a rede cabeada funcionar, infelizmente vc não vai poder usar esse tutorial.

Vc sabe de outro tutorial? Ou acha que vou ter q reinstalar o fedora msm?

Olá!

Mostre a saìda de nmcli. Assim dará para ter certeza que não é falta de configuração e sim modulo/driver faltante.


Aí amigo

1 curtida

Parece que está carregado a internet, mostre a saìda de:

ping www.google.com -c1