Resolvido [neon 5.17] Plasma trava na tela de login

Falo de reinstalar e pegar alguma dependência que esteja faltando. O que você falou nem é possível…

Em erros parecidos mas não igual ao seu e em uma distro diferente, uma vez consegui fazer voltar utilizando o comando sem o sudo, rm -rf ~/.local/share/kscreen, na outra vez foi problema com minha placa gráfica antiga, e só resolvi fazendo o downgrade do Xorg.

Essas soluções funcionaram para mim, talvez te ajuda em algo, ou não.

Saudações.

A reinstalação do Plasma falhou, ele diz assim:

Erros foram encontrados durante o processamento de: plasma-desktop
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Vi que foi colocado entre aspas como resolvido, ou não apareceu aqui ainda ou não foi resolvido o problema, reinstalar todo o sistema não é solução.

Para não confundir novos usuário, recomendaria que removesse esse “Resolvido” do título.

Saudações.

Resolvi reiniciar e dar (no CTRL+ALT+F2) sudo apt-get update && sudo apt dist-upgrade

Acontecia comigo de vez em quando algo semelhante no Debian. Entrava no Plasma mas não carregava os menus.

Resolvi assim:
Ctrl+Esc (abria o monitor do sistema)
Finalizava o kwin (se tivesse ativo)
Finalizava o ksmserver (as vezes tinha mais de um)
Daí quando finalizava o ultimo ksmserver, voltava pra tela de login.
Aí eu dava login e voltava a funcionar.

Vou tentar depois de terninar o distupgrade

Outra opção é criar um novo usuário e ver se dá login. Aí vc já consegue eliminar erro do sistema e conclui que tem erro nos arquivos (pessoais) de configuração do plasma (as vezes ele buga algo e acontece dessas)

RESOLVIDO! só atualizar o sistema pelo CTRL+ALT+F2 e dar

startx $(which startkde)

Meu também travou hoje.

Resumindo (para quem tiver o mesmo problema)

• Quando travar na tela de login, aperte CTRL+ALT+F2 e faça login por lá (nome de usuário, depois senha). Depois, dê

sudo dpkg --configure -a

Só por precaução, caso o apt não funcione.

Depois, dê

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Depois de terminado, rode o comando:

startx $(which startkde)

Depois, voltará ao normal.

1 Curtida