[Resolvido] Modo Live do Fedora 34 com leak de RAM?

olá pessoal, eu estou tendo um problema meio estranho, eu estou utilisando o fedora 34 no modo live, porem quando eu abro a gnome software, a ram comessa a subir ate encher toda ram do pc, porque isso acontese ? tem uma solução para isso ?

não só em modo live, depois de instalado também! :roll_eyes:

É Fedora com Gnome ou com KDE?

só em modo live

É Fedora com Gnome

Uma vez, na época do Ubuntu 19.10 houve um problema com o Gnome (chamavam de vazamento de memória, mas não era bem isso) que acontecia a mesma coisa. A memória ia enchendo pelo tempo de uso até se esgotar.

Pode estar havendo algum problema desse tipo com a Gnome software. Teria que analisar com cuidado.

Não sei qual o problema deve estar ocorrendo. Deixemos alguém que está usando o Fedora dar uma ajuda.

1 Curtida

aqui instalado msm ele consome muita ram não importa se é xfce,mate,lxqt e lxde é estranho

Olá @David tudo bem contigo?

Quais são as configurações dessa máquina que você está usando para testes? Estou acompanhando o GNOME 40 faz bastante tempo e até o momento não vi nenhum report de vazamento de memória.

Eu testei o Fedora 34 em várias máquinas e não observei este problema. Já faz tempo que distros com o GNOME como padrão consomem entre 800 Mb e 1.5gb de memória RAM no boot.

Já experimentou baixar novamente esta mídia?

:vulcan_salute:

1 Curtida

Opa aqui ta tudo bem, meu pc tem 3gb de ram, o suficiente para rodar o gnome,
no boot realmente e 800mb porem quando eu abro a gnome software, a ram do pc começa a encher sem nada aberto, vou tentar baixar a ISO e colocar de novo no pendrive e ver se resolve o problema

Após abrir a gnome software mesmo sem ter apps abertos

Não é bem assim que funciona. Na prática, o computador precisa ter um conjunto capaz de atender os requisitos do sistema. Pelos prints dá para ver que você está usando um dual-core com 3GB de RAM, que provavelmente estão sendo compartilhadas com o vídeo integrado.

O GNOME 40 provavelmente não vai entregar uma boa experiência nessa máquina, considere testar distros focadas em computadores com menos recursos como o Linux Lite, Puppy ou algumas versões do Linux Mint.

:vulcan_salute:

1 Curtida

Fedora é o sistema que mais consome memória ram.

Eu uso o pc somente para ver vídeos no YouTube e fazer EAD, no caso eu consigo usar o gnome normalmente mesmo tendo um pc fraco, já testei distros com foco em pc fraco, porem eu não me acostumo com xfce lxqt … Eu gosto muito mais do gnome, como meu uso e mais leve da para rodar o gnome nos derivados do Ubuntu sem muito problema, depois vou instalar no HD o fedora 34 para ver se resolve.
obg :wink:

Modo live é apenas para se ter uma preview do sistema, não testar suas featres.

Isso é mais ou menos o que o GNOME usa, arredondando 500MB. Pois a GNOME Software cuida de te avisar dos updates ou atualiza automaticamente para você. O resto são outros serviços do sistema, pois o Fedora tenta entregar uma experiência pronta para uso com o Workstation e suas edições/spins, se quer personalizar você pode modificar e deixar super enxuto ou instalar fazer uma instalação mínima.

2 Curtidas

Eu testei a versão live do Fedora 34 com XFCE e notei também um aumento no uso de RAM com o passar do tempo. Ela iniciava usando entre 400 e 500 de ram e depois de um tempo chegou a mais ou menos 1 GB. Acho que isso deve ser alguma coisa com o Fedora, eu sempre percebi que ele usava um pouco mais de RAM em comparação com o Ubuntu.

1 Curtida

Olá gente eu reinstalei a ISO no site do fedora, e instalei na máquina, o fedora agora esta normal :smiley:

obrigado por tentarem me ajudar pessoal :smiley: