[RESOLVIDO] Meu HD externo não está sendo mais reconhecido no Linux!

Opa!
Belesma?
Você pode tentar criar uma nova tabela de partições para o HD externo utilizando o GParted, e depois formatá-lo em ext4 (considerando que não tenha nada nele e que possa ser apagado).

Passo a passo:

1. Abra o GParted
  2. No canto superior direito, selecione o dispositivo (/dev/sd?)
    CUIDADO: o dispositivo que você selecionar será apagado!
  3. Acesse o menu [Dispositivo]-> [Criar tabela de partição…]
    3.1. Selecionar novo tipo de tabela de partições: msdos
    3.2. Clique em [Aplicar]
  4. Selecione a partição e vá em [Partição]-> [Novo]
    4.1. Criar como: Partição primária
    4.2. Sistema de arquivos: ext4
    4.3. Rótulo: HD-2TB <- Ou outro nome que queira, só para identificar o dispositivo. É opcional
    4.4 Clique em [Adicionar]
  5. Menu [Editar]-> [Aplicar todas as operações]
    5.1. Clique em [Aplicar]

É uma tentativa.
Boa sorte!

3 Curtidas

o meu Gparted buga sempre. Olha o que acontece com ele…

Quando clica em ignore ele passa?

Não, ele é persistente. não adianta nem fechar a janelinha. Ela volta. É como se o Gparted continuasse a buscar o qe ele qer achar (esse sda, se não me engano, é o hd de 500g que tem o windows dentro).

Tente chamar o gparted pelo terminal direcionando para o hd externo.
supondo que ele seja o /dev/sdc, digite no terminal

$ sudo gparted /dev/sdc
2 Curtidas

certo, deu certo chamar o dispositivo peo terminal. Fiz o seu procedimento anterior dentro do Gparted aparentemente deu tudo certo tbm. Mas dei uma checada no natilus e ainda não há um HD lá. Há algum outro procedimento? Talvez eu devesse desconectar o dispositivo e recolocá-lo na usb para ver o que acontece?

baixa o gsmartcontrol e veja a integridade do seu disco

Sim!
Ao reconectar ele deve montar automaGicamente. Agora sabemos que o dispositivo esta funcionando.
Se ele não montar:
Chame novamente o gparted

$ sudo gparted /dev/sdb

Clique com o botão direito onde está escrito /dev/sdb1, depois em [Formatar para]-> [ext4].
Se não ocorrer nenhum erro, desconecte o dispositivo e conecte-o novamente.
Diga-nos se montou.

1 Curtida

Eu fechei o Gparted e automaGicamente montou o HD!!! Acho qe estamos no caminho certo!!!

A unidade agora só não esta me permitindo adicionar nada dentro

Agora que eu vi e não sei porque ele está com 30 gb “usados”, uma vez que foi formatado

Acredito que sejam informações sobre o disco… mas vamos lá:

Você não está conseguindo gravar porque ele está sendo montado como r00t, uma vez que foi formatado pelo gparted utilizando as permissões de r00t.

• No Nautilus, clique com o botão direito no dispositivo (HD 2tb) e depois em [Formatar]

nautilus-clique

• No campo “Nome do volume”, evite colocar espaços. Minha sugestão é HD2tb (Tudo junto)

• Faça como na imagem abaixo, depois clique em [Próximo] e em seguida em [Formatar] e záz! Quando ele montar novamente vai conseguir gravar nele!
    :upside_down_face:

Deu certoooooo!!!

Obrigado, vovolinux!:smiley::smiley::smiley::smiley:

Nossa, como é bom saber que o HD não foi pras cucuias!

2 Curtidas

Fico feliz em ter ajudado!
Marque o tópico como resolvido servir de material de pesquisa para outros que possam ter o mesmo problema futuramente!

Verifique se ele ficou com o tamanho próximo de 2gb e seja feliz!
:sunglasses:

2 Curtidas

Verifique se ele ficou com o tamanho próximo de 2gb e seja feliz!

Um pouquinho menos. Dependendo do local que eu vejo ele ficou com 1,78 TiB e 1.9. Mas ach oque tem a ver com as informações de uso do sistema, né? Dependendo de qual sistema de formatação usar, ele consome mais ou menos disso, né?

Marque o tópico como resolvido

Como posso fazer isso?

Só um detalhe: se você irá utilizar o HD para fazer backup e ser utilizado em outras máquinas, inclusive smartphones, faça a formatação em NTFS. O Linux trabalha com esse formato de arquivo e também o Windows. Não formate em FAT32, pois ele só aceita arquivos com no máximo 4 GB. O meu HD externo eu sempre formato com NTFS, e consigo utilizá-lo também nos computadores com Windows que tenho lá em casaI. Infelizmente o formato EXT ainda é limitado aos sistemas *nix. Boa sorte!

3 Curtidas

Eu tava pensando nsso. Obrigado pela dica!

Sim! Mas por ter criado a tabela de partições como msdos também influencia um pouco.
Antes de começar a usar o HD, você pode tentar refazer o processo informando a tabela de partição como gpt, mas num HDzão desse, o espaço ocupado pelo sistema de arquivos não vai incomodar muito.

Lá no Bem-vindo(a) ao Diolinux Plus! , em Dicas Rápidas explica. Não sei como é porque nunca criei um tópico aqui.:grimacing:

1 Curtida

Hehehe realmente! Não havia lembrado desse detalhe.
Esqueci porque o Windows não me pertence mais!:stuck_out_tongue_winking_eye:

3 Curtidas

Esqueci porque o Windows não me pertence mais!:stuck_out_tongue_winking_eye:

hahahahahahaha

Lá no Bem-vindo(a) ao Diolinux Plus! , em Dicas Rápidas explica. Não sei como é porque nunca criei um tópico aqui.:grimacing:

:open_mouth::open_mouth::open_mouth:
Eu reeditei o nome do tópico e coloquei entre parenteses “RESOLVIDO”, mas vou dar uma lida daqui a pouco para ter certeza qu é assim

você pode tentar refazer o processo informando a tabela de partição como gpt , mas num HDzão desse, o espaço ocupado pelo sistema de arquivos não vai incomodar muito.

Vou tentar refazer depois por desencargo de consciência. Mas, realmente, é muito espaço. Levei anos para conseguir entulhar o de 500gb…esse novo externo então, acho que nunca vai encher.

1 Curtida