[Resolvido] Linux Mint 19.1 Travando

linux-mint

Na segunda feira eu instalei o Linux Mint 19.1 porém algumas vezes acontece um congelamento na tela, já atualizei os drivers de vídeo, mas mesmo assim ainda acontece, de segunda pra cá aconteceu 3 vezes, na primeira vez eu tive que desligar pelo botão power, hoje aconteceu de novo e esperei por um tempo pra ver se voltava, o mouse apareceu porém tava bem lento e travando, mal dava pra fechar alguma pagina ou abrir o terminal, mas consegui usar os comandos Ctrl + Alt + BackSpace e reiniciar o Cinnamon. Também percebi que ao travar o uso do disco aumenta, percebi pela luz que indica o uso do disco no notebook (Não sei se essa informação vai ser útil).

Esses congelamentos são meio chatos, e as vezes até desanima a ponto de eu querer voltar pro Windows, mas eu quero mesmo é resolver isso, to gostando bastante do Mint.

Minhas configurações:

Notebook Acer VX5

Processador: Intel© Core™ i5-7300HQ CPU @ 2.50GHz × 4
Placa de Vídeo: GTX 1050 4GB / Intel Corporation Device 591b
Kernel: 4.15.0-45-generic
Cinnamon: 4.0.9
Driver Placa de Vídeo: 415.27

1 Like

Akira, blz?

Eu utilizo o linux Mint tbm, e não dá essas travadas não, pode ser que ao instalar o linux mint deu alguma incompatibilidade, recomendo você reinstalar o linux para verificar se o mesmo ocorrerá o mesmo erro.

1 Like

Isso ja aconteceu comigo, não era muito frequente, porém percebi que acontecia quando estava usando muito da placa de vídeo e cpu, muitos processos e etc.

1 Like

Exatamente, no meu caso é o Elementary OS, se eu tenho um jogo simples em backgroud (Como Faeria, um card game), o SO fica meio travadinho. Beeeem diferente do Windowns, mas ai entra questão de como foi feito o game, ou drivers. Sei la, acho que entendo o problema kk

1 Like

Eu usava o Mint 18.3 com o Cinnamon e não tinha problemas. Formatei e instalei o Mint 19 com Cinnamon e começaram esses travamentos. Em algumas ocasiões, inclusive, o Cinnamon voltava com a aparência do Mate e uma mensagem de que o Cinnamon tinha reiniciado em modo de recuperação… Atualizei para o Mint 19.1 e não resolveu. Enche a paciência e instalei o Mint 19.1 com XFCE e acabaram-se meus problemas. Minha configuração é mais fraca que a sua e com o XFCE não trava mais.

1 Like

Bem estranho! Aqui uso de boa no notebook, e nunca travou. Tenta fazer o que amigo ai em cima disse. Instale novamente e passa aqui o feedback.

Testou outras distribuição?

1 Like

E aí cara,

Talvez seja problema com as placas de vídeo. Tive o mesmo problema (tenho uma GTX 1070 ti).

Instalei o Debian Buster e tá lisinho :slight_smile:

Att,
Mateus

2 Likes

tive um probleminha com um note que quando instalei o Mint com Cinnamon, ficava travando, tambem tentei o Fedora KDE e ficou na mesma, ai resolvi testar com o Manjaro KDE e ficou perfeito.

1 Like

Isso aconteceu comigo quando eu atualizei o Mint 18.3 para o 19 pelo terminal, Depois que formatei e instalei pela ISO do 19.1 com um pendrive boot ficou normal nunca travou mais.

2 Likes

Testei varias distros, porém infelizmente continuo os travamentos, então acabei voltando pro Mint 19.1 com Cinnamon, uma coisa que ajudou muito e parece que agora os travamentos acabaram foi configurar a placa Nvidia eu deixo a opção de energia como Maximum Performance e o OpenGL como High Performance, também da certo se você utilizar apenas a placa da Intel, porém pra algumas aplicações fica bem lento, porém os travamentos param.

1 Like