[Resolvido] Linux Mint 19.1 Travando

Na segunda feira eu instalei o Linux Mint 19.1 porém algumas vezes acontece um congelamento na tela, já atualizei os drivers de vídeo, mas mesmo assim ainda acontece, de segunda pra cá aconteceu 3 vezes, na primeira vez eu tive que desligar pelo botão power, hoje aconteceu de novo e esperei por um tempo pra ver se voltava, o mouse apareceu porém tava bem lento e travando, mal dava pra fechar alguma pagina ou abrir o terminal, mas consegui usar os comandos Ctrl + Alt + BackSpace e reiniciar o Cinnamon. Também percebi que ao travar o uso do disco aumenta, percebi pela luz que indica o uso do disco no notebook (Não sei se essa informação vai ser útil).

Esses congelamentos são meio chatos, e as vezes até desanima a ponto de eu querer voltar pro Windows, mas eu quero mesmo é resolver isso, to gostando bastante do Mint.

Minhas configurações:

Notebook Acer VX5

Processador: Intel© Core™ i5-7300HQ CPU @ 2.50GHz × 4
Placa de Vídeo: GTX 1050 4GB / Intel Corporation Device 591b
Kernel: 4.15.0-45-generic
Cinnamon: 4.0.9
Driver Placa de Vídeo: 415.27

2 curtidas

Akira, blz?

Eu utilizo o linux Mint tbm, e não dá essas travadas não, pode ser que ao instalar o linux mint deu alguma incompatibilidade, recomendo você reinstalar o linux para verificar se o mesmo ocorrerá o mesmo erro.

1 curtida

Isso ja aconteceu comigo, não era muito frequente, porém percebi que acontecia quando estava usando muito da placa de vídeo e cpu, muitos processos e etc.

1 curtida

Exatamente, no meu caso é o Elementary OS, se eu tenho um jogo simples em backgroud (Como Faeria, um card game), o SO fica meio travadinho. Beeeem diferente do Windowns, mas ai entra questão de como foi feito o game, ou drivers. Sei la, acho que entendo o problema kk

1 curtida

Eu usava o Mint 18.3 com o Cinnamon e não tinha problemas. Formatei e instalei o Mint 19 com Cinnamon e começaram esses travamentos. Em algumas ocasiões, inclusive, o Cinnamon voltava com a aparência do Mate e uma mensagem de que o Cinnamon tinha reiniciado em modo de recuperação… Atualizei para o Mint 19.1 e não resolveu. Enche a paciência e instalei o Mint 19.1 com XFCE e acabaram-se meus problemas. Minha configuração é mais fraca que a sua e com o XFCE não trava mais.

1 curtida

Bem estranho! Aqui uso de boa no notebook, e nunca travou. Tenta fazer o que amigo ai em cima disse. Instale novamente e passa aqui o feedback.

Testou outras distribuição?

1 curtida

E aí cara,

Talvez seja problema com as placas de vídeo. Tive o mesmo problema (tenho uma GTX 1070 ti).

Instalei o Debian Buster e tá lisinho :slight_smile:

Att,
Mateus

2 curtidas

tive um probleminha com um note que quando instalei o Mint com Cinnamon, ficava travando, tambem tentei o Fedora KDE e ficou na mesma, ai resolvi testar com o Manjaro KDE e ficou perfeito.

1 curtida

Isso aconteceu comigo quando eu atualizei o Mint 18.3 para o 19 pelo terminal, Depois que formatei e instalei pela ISO do 19.1 com um pendrive boot ficou normal nunca travou mais.

2 curtidas

Testei varias distros, porém infelizmente continuo os travamentos, então acabei voltando pro Mint 19.1 com Cinnamon, uma coisa que ajudou muito e parece que agora os travamentos acabaram foi configurar a placa Nvidia eu deixo a opção de energia como Maximum Performance e o OpenGL como High Performance, também da certo se você utilizar apenas a placa da Intel, porém pra algumas aplicações fica bem lento, porém os travamentos param.

1 curtida

como faz isso migo …

Boa tarde, galera o meu ta travando muito porem os travamentos são nos navegadores testei chrome, mozila, internet 100MB sem entender esse travamentos.screenshot_4

1 curtida

Aqui congelava muito, as vezes por vários minutos.
Na busca por uma resposta, o que ajudou foi a dica do princknoby, do vivalinux.
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Mint/Mint-congelando

Eu fiz assim.


Para processadores Intel -----

Rode o comando abaixo:
cat /sys/module/intel_idle/parameters/max_cstate

Se o valor dado for 9, faça o seguinte:
sudo xed /etc/default/grub

Procure pela seguinte linha:
GRUB_CMDLINE_LINUX=“”

Modifique para:
GRUB_CMDLINE_LINUX=“intel_idle.max_cstate=1”

Salve e feixe o arquivo. -----

----------------- MUITO IMPORTANTE -----------------
Antes de reiniciar o computador você deve rodar o seguinte comando:
sudo update-grub

Em seguida reinicie o computador, após ligar, rode o comando:
cat /sys/module/intel_idle/parameters/max_cstate

Dessa vez ele deve retornar o valor 1. -----

3 curtidas

Estava com o mesmo problema aqui no meu ASUS VivoBook, rodei os comandos e pegou, instalei o Zram para diminuir os travamentos com o chrome e foi… valeu mesmo.

ACER resolvido o problema

1 curtida

Sabe dizer se isso só serve para notebook? Eu estou passando por uns travamentos no Linux mint 20, quando uso VS-Code, whatsapp, telegram, chrome e spotify ligados juntos. Quase sempre o travamento acontece enquanto uso o Vs-Code.

Eu entrei no sudo xed /etc/default/grub para modificar o arquivo e quando salvo aparece a mensagem de aviso abaixo no meu terminal

** (xed:8580): WARNING **: 20:27:47.472: Set document metadata failed: Não há suporte à definição do atributo metadata::xed-spell-language

** (xed:8580): WARNING **: 20:27:47.472: Set document metadata failed: Não há suporte à definição do atributo metadata::xed-encoding

E quando fecho o xed aparece esse outro aviso:

** (xed:8580): WARNING **: 20:30:19.025: Set document metadata failed: Não há suporte à definição do atributo metadata::xed-position

Depois disso sigo normalmente com o update-grub e reinicio o computador mas quando volto a dar o primeiro comando o 9 continua lá.

Minha configuração:
Processador core i5-4590
4Gb de memória
kernel: 5.4.0-65
Linux MInt 20.1
Cinnamon 4.8.6
Placa de vídeo: Intel Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor Integrated Graphics controller

aqui funcionou pra mim… retornou o 1 mas aho que ainda á ravando um pouco, porém é menos… meu pc em 16gb de ram e 1tb de armazenamento e não to usando nem metade disso e mesmo assim trava…

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.