[RESOLVIDO] Libre Office não imprime frente e verso, nem o leitor de PDF

Boa noite! To com um problema na mão e preciso de ajuda, preciso imprimir um trabalho da faculdade, mas preciso imprimir frente e verso, já tentei imprimir no libre office mas a opção não esta disponível, já tentei imprimir no leitor de PDF após converter todo o meu trabalho em PDF e também não esta disponível, alguém pode me ajudar? Eu uso a impressora Epson L375, Distro é Linux Mint 19.2

pelo libreoffice

• primeiro imprime as páginas ímpares
  • vire as folhas na ordem contrária ou inversa
  • imprime as páginas pares
  • pronto

acho que é isso

2 Curtidas

O pq eu não pensei nisso msm em? :sweat_smile: O desespero deixa a gnt maluco e nos impede de pensar :rofl::sweat_smile: vlw irmão, obrigado pela dica, vou tentar essa aí qnd eu chegar da faculdade.

1 Curtida

Só é ao contrário
Primeiro as páginas ímpares e depois as pares

1 Curtida

Posso estar errado, mas creio que isso não seria um problema do LibreOffice ou seu leitor de PDF, mas sim no driver para a impressora ou na configuração da mesma.

Mesmo reconhecendo a impressora e conseguindo imprimir nela, você tem certeza que está configurado para o modelo certo? Pode ser que o próprio sistema, em sua base, não reconheça que a impressora tenha a função de imprimir frente e verso sozinha.

Seria bom você encontrar uma solução mais elegante, porque ficar virando as folhas é algo trabalhoso e que, teoricamente, poderia ser evitado. Dei uma pesquisada rápida e parece que o melhor seria você baixar e instalar o driver do site da empresa:

http://download.ebz.epson.net/dsc/search/01/search/searchModule
(pesquise somente por “L375” em vez de “Epson L375”)

Repare que a página acima também lhe mostrará a possibilidade de instalar o módulo Epson Printer Utility, que não encontrei nos repositórios do *ubuntu LTS¹. Talvez ess eprograma o ajude a configurar sua impressora.

¹ O Linux Mint é baseado na última versão LTS do *ubuntu, portanto se um software não está nos repositórios do *ubuntu, muito provavelmente não estará nativamente disponível no Mint

No W10 ela tbm não imprimi automaticamente mas manualmente mas tem a função de dar um pausa pra pessoa colocar novamente os papéis e depois clicar na tela pra continuar a imprimir, tava procurando essa função no Linux mas não tem, mas a ideia do colega é fazer o msm procedimento que eu fazia no Windows mas pedindo pra impressora imprime as páginas ímpares e depois pedir pra ela imprimir as páginas pares, em relação a drive, realmente faltava alguns pacotes eu olhei no synaptique (acho que é assim se escreve, se não for, perdão aí) e instalei esses pacotes que estava faltando mas não mudou nd, msm assim o meu problema foi resolvido com a ideia do colega, eu só tenho agradecer pela ajuda do foro.

Eu fiz isso, eu imprimi as ímpares primeiro e depois as pares e saiu tudo certinho. Vlw! :+1:t5:

Não sei se é problema no Driver da EPSON L380 mas também aqui não foi.
A solução adotada foi a mesma acima: Impar primeiro e depois par

1 Curtida