[RESOLVIDO] Instalar Ubuntu 19.10 ? (LENOVO IDEAPAD S145-API RYZEN 7 3700U)

Amigos eu comprei um notebook recentemente, ele chegou hoje e veio com o Windows 10, porém não posso acessar o Windows por que irei pedir estorno do mesmo, Então quero saber como instalar o Ubuntu em dual boot sem ter que entrar no Windows 10 e particionar o ssd, visto que no live cd não aparece a opção de instalar ao lado, e eu não quero sobrescrever o Windows até ter o estorno.

1 Curtida

Cara, tem a opção “avançado”, onde você pode criar as partições na hora da instalação, ou você pode usar o Gparted no modo live do Ubuntu para criar a partição, e depois selecioná-la no “modo avançado” na instalação
Nesse vídeo do Dio, ele utiliza o “modo avançado”, talvez seja útil :slight_smile:

2 Curtidas

Tem tbm a opção instalar ao lado!:smiley:

Olá @deusgone tudo beleza?
Provavelmente você deve ter seus motivos para querer devolver o computador, mas particionar o disco para instalar o Linux pode invalidar sua garantia.

Aqui vai uma opinião pessoal minha, se você vai devolver o equipamento… Talvez você não deveria usá-lo.

:vulcan_salute:

1 Curtida

Pelo que entendi o @deusgone vai pedir estorno do Windows, não do notebook, se for isso mesmo o mais fácil seria justamente como já indicaram fazer edição de partição pelo Gparted, ou se for possível faz um pendrive bootavel com sistema de dados persistente e espera até sair o estorno…

1 Curtida

Relendo o post, realmente fez mais sentido se for extorno do Windows. :wink:

1 Curtida

Obrigado a todos que responderam, sim eu pretendo fazer apenas estorno do Windows, não tenho intenção alguma de devolver o notebook, porem pelo gparted todo o disco aparece como utilizado pelo Windows e não tem espaço que eu possa usar pra particionar o Linux, e talvez por isso não apareça a opção de instalar ao lado.

Sobre, estou usando o Ubuntu 19.10 em live cd, mas não e muito bom, como seria esse sistema de dados persistente?

O jeito mais fácil é fazer uma instalação de um SO em um pendrive, pode ser qualquer uma, XFCE geralmente fica mais rápida. Se você tiver pendrive e entrada usb 3.0 faça com ela, porque vai ser melhor.

1 Curtida

No menu de instalação aparecem varias opções de instalação:
1.o disco e instalar
2.Instalar ao lado
3.Instalaçao avançada (onde vc determina como serão as partições).
Ubuntu e Linux Mint mostram essas opções.

1 Curtida

Acabou que eu consegui instalar no hd, foi uma longa história, utilizei o Ubuntu Mate pra instalar e ele diferente do Ubuntu com GNOME mostra a opção de instalar ao lado. Porém, deu falha na instalação, e no sistema de aplicativos, o firefox parou de funcionar no live iso e etc, ai eu com muito esforco instalei outro navegador epiphany-browser, baixei o Ubuntu dnv, como ele já tinha particionado o hd pra mim achei que seria possível, mas deu falha também e o mesmo erro no Firefox que o Ubuntu Mate 19.10, então eu baixei o Epiphany de novo, passei o zero no pen drive, baixei o etcher e bootei o Manjaro, funcionou perfeito, mas meu mouse Logitech bluetooth ficava desligando o bluetooth do pc, simplesmente do nada o bluetooth parava e era como se não tivesse no noteobok. Ontem depois de horas tentando fazer o bluetooth funcionar no Manjaro, instalei bluez, bluez-utils, até o bluesman e NADA, então eu falei “Do que vale um peido pra quem tá cagado?” Vou tentar o PopOS, já que a System76 sempre investiu em Hardware de ponta, então deve ter uma compatibilidade boa, baixei e testei em live iso, o firefox funcionou normal, e já em live o meu mouse funcionou sem falhas por alguns minutos, não sei ainda se vai parar depois pois não tive tempo, já era madrugada e eu tinha que vir trabalhar hoje cedo. Então eu resolvi instalar o PopOS, como eu só tinha uma partição precisei separar e criar uma pro boot efi, mas deu falha na instalação, algo relacionado a ter que formatar mesmo sendo nulo, não obtive resposta na internet, mas como sou insistente, reniciei o pc, fui no gparted, criei uma partição EXT4 pro sistema, uma fat 32 de 500mb pro boot e uma de 2gb pro swap assim como fiz uma vez no desktop que eu tinha, pra instalar o arch. Já adiantou que sou novo no Linux, mas consegui instalar e pelos 10 minutos que usei, o Bluetooth não falhou e tudo funciona perfeitamente no PopOs 19.10, desmistificando que Ubuntu Likes podem ser instaladas no novo Lenovo Ideapad S145-API com Cpu Ryzen 7 3700U.

EDIT: Hoje não vou pra casa, mas amanhã passarei o dia em casa e testarei pra ver se está tudo ok e volto pra avisar a todos, quem saiba esse post poderá ajudar mais alguém.

Galera o PopOS 10.10 funcionou perfeitamente, eu até tentei o 18.04 lts, e apesar de tudo funcionar bem, curiosamente até o bletooth, coisa que não funcionou no mate 18.04, acho que o problema é na interface o mouse da logitech só parece ser detectado no GNOME, o meu pc tratava depois de algum tempo usando, provavelmente por conta do GNOME bugado da 18.04, já na 19.10 está tudo perfeito, é isso quem tiver um Lenovo Ideapad S145-API com Ryzen, vai de PopOS :slight_smile:

No site da Lenovo tem esta informação:

Atualização do Flash BIOS - Flash da versão do sistema operacional para Lenovo ideapad Yoga 900-13ISK2

Versão 2UCN10T

SO aplicável Win10 (64 bits)

README de instalação
Data de atualização: 14/10/2016
Este pacote atualiza o sistema básico de entrada / saída (BIOS) no Lenovo ideapad Yoga 900-13ISK2
BIOS, abreviatura de Basic Input / Output System, é integrado no chip ROM na placa principal, que contém o programa básico de entrada / saída, informações de configuração do sistema, autoverificação de inicialização do sistema e programas de pré-configuração. O BIOS fornece a maioria das operações básicas de hardware de baixo nível; é a conexão entre o software e o hardware e a janela de interface do hardware e do sistema operacional.

Este BIOS cria uma seleção AHCI SATA Controller Mode para permitir a instalação do sistema operacional Linux.
Este BIOS NÃO se destina ao uso em máquinas que executam o sistema operacional Windows.
Nenhum suporte oficial é fornecido para este BIOS. O usuário assume o risco de qualquer degradação de desempenho associada ao uso deste BIOS.

Nota: Anote todas as configurações alteradas no BIOS Configuration Utility. Essas configurações podem precisar ser inseridas novamente após a atualização do BIOS.

Atenção: Não desligue ou reinicie o computador durante o processo de atualização do BIOS, o que causará sérios danos e funcionamento incorreto do computador.

Imprima este arquivo para que você possa consultá-lo durante a instalação.

Baixando o pacote

1. Clique no link do arquivo para baixar o arquivo da página da web.
  2. Quando solicitado, selecione uma unidade e um diretório para salvar o arquivo baixado.

Instalando o pacote no Windows.

Siga a etapa abaixo para atualizar o BIOS no Windows:

1. Localize o arquivo 2ucn10t.exe que foi baixado.
  2. Clique duas vezes no ícone 2ucn10t.exe.
  3. Siga a interface do usuário do assistente, certificando-se de qual BIOS deve ser atualizada e em qual plataforma.
  4. Por fim, pressione Instalar e Concluir para começar a piscar. Durante o processo, é aconselhável não desligar o computador.
  5. Quando a atualização terminar, o computador será reiniciado automaticamente para que as alterações tenham efeito.

Informação atualizada:

A versão mais recente do BIOS corrigiu todos os problemas mesclados anteriores.

Sumário de Mudanças

Informação geral:

2UCN10T:
Notificação de BIOS:

1. Fixo
  1. Nenhum.
  1. Adicionar
  1. Adicione a opção SATA Controller Mode na página de configuração de instalação.
  1. Modificado
  1. Nenhum.

Notificação CE:

1. Fixo
  1. Nenhum.
  1. Adicionar
  1. Nenhum.
  1. Modificado
  1. Nenhum.

Marcas Registradas

IdeaPad e IdeaCentre são marcas registradas da Lenovo.

Microsoft e Windows são marcas comerciais da Microsoft Corporation em
os Estados Unidos, outros países ou ambos. Outra empresa, produto,
e os nomes dos serviços podem ser marcas comerciais ou marcas de serviços de terceiros.

ESTE DOCUMENTO É FORNECIDO “COMO ESTÁ” SEM QUALQUER TIPO DE GARANTIA.
RENUNCIAMOS TODAS AS GARANTIAS, SEJAM EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS,
INCLUINDO, SEM LIMITAÇÃO, AS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE FITNESS
PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA E COMERCIALIZAÇÃO COM RESPEITO À
INFORMAÇÕES DESTE DOCUMENTO. AO FORNECER ESTE DOCUMENTO, WEGRANT
SEM LICENÇAS PARA NENHUMA PATENTE OU DIREITOS AUTORAIS.

Copyright © Lenovo 2008, todos os direitos reservados

Boa noite Nilton, eu estou sem Linux no PC agora, mas o Fedora funcionou muito bem, infelizmente o problema era algumas distros por que eu estava usando um processador muito novo, na epoca tinha apenas 1 mês de lançamento mais ou menos do ryzen 7 3700u, estou voltando pro linux novamente porém agora em VM para estudar melhor o sistema antes de me arriscar de novo.

1 Curtida