Tenho instalado o windows 10 - 32 bits no meu PC com 4 gigas de ram (dois pentes de 2 gigas). O windows 10 - 32 bits só reconhece 3 gigas (então deve tá assim: 2 + 1 gigas). Se não tá igual, eu devo habilitar o dual-chanel na BIOS? Ou é só quando tem os 4 gigas (2 + 2 gigas)?
Desde já agradeço
Acho que isso vai responder a sua pergunta. http://blog.elgscreen.com/memoria-ram-utilizavel/
Então, o Linux 32 bits consegue endereçar 4 GB o Windows não, se quiser usar os 4 GB de RAM no Windows, só formatando pra versão 64 bits
Habilitar dual-channel não terá nenhum impacto na quantidade de memória que o sistema vai detectar.
Para entender melhor isso, dá uma olhada nessa matéria aqui.
Se vc quer usar a memória toda e so passar o sistema para 64bits, até pq o 32bits so suporta 3gb de RAM máximo independente do sistema
Valeu Vandosc, Natanael.755, eddiecsilva e ruanelivelton18 pela força.
Este PC é do meu sobrinho e tem windows10 32 bits original. É um DDR2 de 2009, então o windows 32 bits tá na medida pra ele. Como é um computador muito fraco com 4 gigas de ram, tenho que otimizar o windows o máximo que puder. Já desativei um bocado de coisas em configurações e estava preocupado se o dual-chanel que já está ativado ia deixar ele mais lento (mas não vai deixar não).
Há anos estou tentando trazer ele para o lado linux da força, mas ele não quer largar o windows de jeito nenhum. Vou continuar tentando!
Valeu galera!!!
Não exatamente, o Linux (e unixes no geral) 32 bits x86 by default consegue endereçar exatos 4 GB de memória, com PAE é possível usar até 6 GB de RAM funcionais
Só o kernel NT (dentre os main streams) que só endereça 3 GB (até dá pra forçar o endereçamento de 4 GB mas se passar de 3 GB de uso o desempenho cai bastante)