(RESOLVIDO) Gnome-boxes abre e fecha

eu excluí a pasta images do gnome boxes que estava consumindo muito armazenamento e agora o boxes não abre mais, já desinstalei com o purge e mesma coisa, antes funcionava tudo perfeitamente
Devuan ascii 64bits legacy boot

como root
(gnome-boxes:7137): GLib-GIO-CRITICAL **: g_dbus_proxy_new_sync: assertion ‘G_IS_DBUS_CONNECTION (connection)’ failed

(gnome-boxes:7137): GLib-GIO-CRITICAL **: g_dbus_proxy_get_name_owner: assertion ‘G_IS_DBUS_PROXY (proxy)’ failed

(gnome-boxes:7137): Gtk-WARNING **: Theme parsing error: gtk-style.css:81:18: The ‘outline-radius’ property has been renamed to ‘-gtk-outline-radius’

(gnome-boxes:7137): Gtk-WARNING **: Theme parsing error: gtk-style.css:92:18: The ‘outline-radius’ property has been renamed to ‘-gtk-outline-radius’

(gnome-boxes:7137): dconf-WARNING **: failed to commit changes to dconf: A conexão está fechada

(gnome-boxes:7137): Boxes-CRITICAL **: media-manager.vala:190: Error connecting to Tracker: A conexão está fechada
Error creating proxy: A conexão está fechada (g-io-error-quark, 18)
Error creating proxy: A conexão está fechada (g-io-error-quark, 18)
Error creating proxy: A conexão está fechada (g-io-error-quark, 18)
Error creating proxy: A conexão está fechada (g-io-error-quark, 18)
Error creating proxy: A conexão está fechada (g-io-error-quark, 18)

(gnome-boxes:7137): dconf-WARNING **: failed to commit changes to dconf: A conexão está fechada
Error setting up default broker: Unable to open qemu+unix:///session: Failed to connect socket to ‘/var/run/libvirt/libvirt-sock’: Arquivo ou diretório não encontrado
**
Boxes:ERROR:app.c:3346:boxes_app_setup_default_source_co: assertion failed: (default_connection != null)
Abortado

Como usuário padrão
(gnome-boxes:7145): Gtk-WARNING **: Theme parsing error: gtk-style.css:81:18: The ‘outline-radius’ property has been renamed to ‘-gtk-outline-radius’

(gnome-boxes:7145): Gtk-WARNING **: Theme parsing error: gtk-style.css:92:18: The ‘outline-radius’ property has been renamed to ‘-gtk-outline-radius’

** (gnome-boxes:7145): WARNING **: Using a file (/usr/share/gnome-boxes/gnome-boxes-logos-db.xml) as a database location is deprecated, use a directory instead

(gnome-boxes:7145): Libvirt.GObject-CRITICAL **: gvir_storage_vol_get_info: assertion ‘GVIR_IS_STORAGE_VOL(vol)’ failed
Falha de segmentação

1 curtida

tenta este se não resolver… Boxes | Flathub

Evite usar gambiarras como Flatpak porque vão blotar o seu sistema e não vai resolver dependendo do caso (como o seu só piora a situação), bom, por partes:

Nunca execute um aplicativo GNOME como root, você danificou o dconf na sua Home por isso, pra consertar, execute:

sudo chmod -R a+rw "${HOME}/.config/dconf/" "${HOME}/.cache/dconf "

Isso vai restaurar as permissões, se não resolver, execute:

sudo rm -rfv "${HOME}/.config/dconf/" "${HOME}/.cache/dconf"

E reinicie a sessão

Isso você pode ignorar

Isso não tem nada que você possa fazer, apenas ignore

Geralmente, se você remover o arquivo~/.config/libvirt/qemu/boxes-unknown.xml resolve (é por isso que o Flatpak não resolve seu caso):

sudo rm -rfv "${HOME}/.config/dconf/" "${HOME}/.config/libvirt/qemu/boxes-unknown.xml"
2 curtidas

Ué, se segundo você, o Flatpak pode considerado como gambiarra, então o Appimage junto com o Snap também são, não é? Não adianta negar, certos softwares são melhores se instalados nesses formatos, pois alguns carregam trocentas dependências ou usam libs de 32 bits, como a Steam.

2 curtidas

Não exatamente, já comentei em outros posts o porquê do próprio Flatpak ser uma gambiarra, se quiser algo mais detalhado, me chama no privado

Edit: Obviamente com dados técnicos, sem achismos

2 curtidas

Faz um post sobre isso, acho que pode ser interesse de todos.

2 curtidas

Já fiz mais de 20 comentários, e eu vou fazer um post destrinchando o Flatpak (depois de um sobre o AppImage) com todas as referências possíveis e sem opiniões assim todo mundo vai poder tirar as próprias conclusões partindo de testes e direto da documentação

3 curtidas

Repito se alguém quiser um “early access” só chamar no direct assim eu mostro o ponto desejado

2 curtidas

chmod: não foi possível acessar ‘/root/.config/dconf/’: Arquivo ou diretório não encontrado
chmod: não foi possível acessar '/root/.cache/dconf ': Arquivo ou diretório não encontrado

quando tento abrir o gnome-boxes ele abre, carrega algo e fecha rapidamente

Colocando os três lado a lado, cada um tem seus prós e contras, só não acho válido ficar chamando o Flatpak de gambiarra pois o mesmo não é.

1 curtida

você está rodando sobre o su?

Me chama no direct que eu te explico alguns pontos

rodei os comandos sobre o su e o boxes como usuário padrão

Captura de tela em 2020-02-27 21-50-03

Desculpe, mas não há necessidade.

Eu imaginei que você estava usando sudo nesse caso, subsistitua ${HOME} pelo caminho da sua home, você pode obter digitando echo ${HOME} como usuário comum

Nesse caso você não pode simplesmente dizer que eu não posso dizer que Flatpak é gambiarra

root@devuan:/home/gu# chmod -R a+rw “/home/gu/.config/dconf/” "/home/gu/.cache/dconf "
chmod: não foi possível acessar '/home/gu/.cache/dconf ': Arquivo ou diretório não encontrado
eu dei o comando errado?