[Resolvido] Fedora 30 (na verdade Gnome 3.32) - LAGG no lançador de aplicativos

Olá pessoal,

Atualmente estou usando o Fedora 30 Workstation e estou enfrentando um problema com o Gnome e, por curiosidade, testei no Live do Ubuntu e está ocorrendo o mesmo:

Quando clico no lançador de aplicativos, além de não aparecer a animação (que está ativada) há uma demora de cerca de dois ou três segundos até que os ícones dos aplicativos apareçam. Quando clico novamente, para recolher o menu, a animação aparece de forma tímida (meio que cortada, engasgada). Já testei com o Wayland e agora com o Xorg (que voltei a usar por conta que o OBS não estava gravando a tela com o Wayland). Link do video:

https://youtu.be/6DcM-1AHLFA

Já tentei inclusive reduzir a resolução da tela, o que não funcionou. Lembro-me que há mais de dez anos, em um notebook com configurações bastante modestas (bem mais que o desktop atual) rodava tranquilamente um Ubuntu com Compiz com todos os efeitos disponíveis (cubo, janelas que fechavam queimando e um monte de bobagens) e agora não consigo ver ícones expandindo e recolhendo é meio frustrante :-(.

Hardware:

Desde já agradeço a atenção!

Abraço!

Já tive esse problema, só que em menor escala, e em versões mais antigas do GNOME. Não demorava tanto tempo para os ícones aparecerem.

Percebi que tu tem algumas extensões instaladas. Tenta desativar todas elas, reiniciar o sistema, e veja se o problema continua.

To usando o Fedora 31 com GNOME 3.34 aqui e ta lisinho.

1 curtida

Aliás, tu falou que ta usando o GNOME 3.34. O Fedora 30 utiliza o GNOME 3.32. Então isso me leva a crer que tu tenha instalado o 3.34 de forma manual. Foi isso? Acho que nesse caso, o melhor é reverter para o .32. Caso tu queira utilizar o .34, melhor atualizar para o Fedora 31.

Tô achando que o problema ocorre por conta do gnome 3.34

Melhor usar a versão que já vem com o fedora 30

Dá uma revisada em suas extensões cara, faça o teste com todas desativadas seu delay é imenso, isto não ocorre nem em meu Athlon II X2 com 4GBDDR2, independente da versão do Gnome-shell isto não é normal.

Havia sido erro de digitação no título. Não alterei o Gnome. É o padrão.

Foi erro de digitação no título. A versão do Gnome é padrão. Não houve alteração.

Vou fazer o teste de desativar as extensões, mas acredito que não seja isso por dois motivos: 1) já criei um usuário novo só para testar com todas as configurações limpas; e 2) acontece até rodando do live (pendrive de instalação).

Acontece isso apenas com o fedora? Já testou outra distro para ver se fica lento tbm?

Testei no live pendrive do Ubuntu 19.04. Também não mostrou a animação de abertura dos ícones e houve um delay (não lembro se tão grande como está agora).

Se tá acontecendo com outro sistema deve ser relacionado ao hardware, testa outro cabo Sata no hd/SSD que vc tem o sistema instalado

Fiz o teste. Desativei todas as extensões. Houve uma redução insignificante no delay (que permanece grande). Continua sem aparecer a animação.

Testei hoje um live pendrive com o Fedora 31 (Gnome 3.34) e funcionou lindamente. Acho que vou fazer uma instalação limpa dessa versão, mesmo beta, e marcar o tópico como resolvido.

Agradeço mais uma vez a presteza e atenção de todos.

Abraços.

1 curtida