[RESOLVIDO] Existe alguma maneira de deixar o snap install verboso?

Fiz um script para instalar os programas que uso, porém quando executo um snap install ele demora e não tem nenhum feedback, existe alguma maneira de deixar o snap install verboso igual ao do flatpak?

Creio que tu vai ter mais sucesso verificando a documentação, ou no fórum do snapcraft https://forum.snapcraft.io/

1 curtida

Obrigado @fastos2016, fiz uma pergunta no forum deles, se tiver uma resposta coloco aqui.

Mas o problema é o seguinte, eu executo um script via curl diretamente da internet e o snap não retorna o progresso.

Diretamente no terminal
Diretamente no terminal

Criando um script
Criando um script

Simulando a execução do curl
Simulando a execução do curl

Não mostra o progresso quando executo o script diretamente da internet.

Olá @daniloancilotto você precisa mudar a estrutura do seu script para que ele imprima as mensagens que o instalador de snap gerar. Imagina o seguinte, você empacotou um programa (instalador do snap) dentro de outro programa (shellscript) então para que as mensagens sejam repassadas adiante você precisará tratá-las de alguma forma.

O primeiro teste é executar seu script usando a variável “x”, que vai te mostrar algumas mensagens internas durante a execução: bash -x <seu_comando>

Se isso não resolver seu problema, você vai precisar tratar as saídas do comando que está rodando dentro do seu script usando variáveis para imprimir cada saída.

2 curtidas

Muito obrigado @eddiecsilva, irei tentar aqui e aviso, mas o estranho é que isso só acontece nas instalações via snap, já via flatpak e apt funciona perfeitamente.

Uma coisa que achei chato no fórum do Snapcraft, foi que tomei uma chamada de atenção, me desencorajaram a usar ‘curl | bash’ porque é inseguro, e faz sentido isso, porém nem quiseram saber o motivo para eu usar isso. kkkkkkk Mas ta bom, aqui o pessoal é gente boa e sei que vou achar uma solução! rsrs

1 curtida

Eu entendo que nem sempre o pessoal tem lá muita paciência, mas neste caso eu sugiro que você explane seus motivos e depois fale do problema que você está passando. Muitas vezes as pessoas focam no que é considerado boa prática e principalmente quando o que está sendo feito afeta a segurança do sistema é realmente importante pensar se vale a pena ou não.

2 curtidas

Consegui fazendo de outra maneira e deu certo.

Teria como deixar registrado aqui como fez?

Acredito que seja de grande utilidade.