[RESOLVIDO] Erro ao tentar iniciar o Linux Mint 19.2 (Tina) no Notebook Expert X40 Intel Core 5 i7 Samsung

Olá Pessoal,

Após fazer o backup do meu “Notebook Expert X40 Intel Core 5 i7 Samsung” instalei o Linux Mint 19.2 (Tina). Achei estranho, pois após a instalação o SO não está iniciando.

Inicialmente, fiz algumas alterações no boot para conseguir carregar o SO pelo USB (Estilo este vídeo aqui: YouTube), mas após a instalação não aparece o SO e não ocorre o boot pelo HD. Alguém pode me ajudar a configurar o boot ou se possível me dar alguma dica para corrigir essa questão do Boot com o Linux Mint 19.2 (Tina)?

Obs: Tentei utilizar um programa do próprio Linux Mint (via SO carregado pela USB) que “teoricamente” corrige o boot, mas não funcionou e no momento estou com o Notebook inutilizado :frowning:. Outra coisa que achei estranho é que não apareceu para mim a opção para instalar a partição de sistema EFI (conforme dica no vídeo do Dionatan (https://youtu.be/QS3TaFr7B7I?t=277).

Por fim, uma outra suspeita é que o meu SO esteja com algum problema no USB, se alguém tiver alguma dica de como fazer para criar um bootável para USB favor me passar tb (se for o caso), vale salientar que utilizei o RUFUS para me ajudar nesta tarefa.

Conto com a ajuda de vocês pessoal.

Abração e vamo que vamo nesse mundo novo COM Linux.

Pessoal,

Boa tarde!

Consegui resolver. Segui a dica desse vídeo e deu certo - YouTube (Instalação do LINUX em UEFI PASSO A PASSO).

Detalhes que observei que provavelmente aconteceu comigo:
1 - iso que baixei do Linux Mint deveria estar corrompida. SOLUÇÃO: Baixei novamente outra ISO do Linux Mint 19.2.

2 - Ao criar o Pen drive de boot com o RUFUS não coloquei com UEFI e coloquei NTFS, com isso, creio que não apareceu na primeira vez ao fazer o boot. SOLUÇÃO: Coloquei novamente a ISO do Linux Mint 19.2, mas deixei com a configuração para pegar UEFI e FAT32 (em vez de NTFS)

OBS: Ao colocar com a configuração acima… apareceu o pen drive para fazer o boot como UEFI e ao instalar o Linux Mint 19.2, conforme o vídeo do Dionatan (YouTube - Como INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA)

Segue abaixo imagem da configuração do “Rufus 3.6 Portable” (utilizei o programa no windows):

1 Curtida