Olá Pessoal,
Após fazer o backup do meu “Notebook Expert X40 Intel Core 5 i7 Samsung” instalei o Linux Mint 19.2 (Tina). Achei estranho, pois após a instalação o SO não está iniciando.
Inicialmente, fiz algumas alterações no boot para conseguir carregar o SO pelo USB (Estilo este vídeo aqui: YouTube), mas após a instalação não aparece o SO e não ocorre o boot pelo HD. Alguém pode me ajudar a configurar o boot ou se possível me dar alguma dica para corrigir essa questão do Boot com o Linux Mint 19.2 (Tina)?
Obs: Tentei utilizar um programa do próprio Linux Mint (via SO carregado pela USB) que “teoricamente” corrige o boot, mas não funcionou e no momento estou com o Notebook inutilizado . Outra coisa que achei estranho é que não apareceu para mim a opção para instalar a partição de sistema EFI (conforme dica no vídeo do Dionatan (https://youtu.be/QS3TaFr7B7I?t=277).
Por fim, uma outra suspeita é que o meu SO esteja com algum problema no USB, se alguém tiver alguma dica de como fazer para criar um bootável para USB favor me passar tb (se for o caso), vale salientar que utilizei o RUFUS para me ajudar nesta tarefa.
Conto com a ajuda de vocês pessoal.
Abração e vamo que vamo nesse mundo novo COM Linux.