[RESOLVIDO] Dual Boot Win 10 e Mint 19.1 - Acer aspire v5-471

linux-mint

Boa noite, colegas!

Há muito tempo tenho esse encantamento pelo mundo Linux e sempre testei algumas distribuições em máquina virtual. Quando conheci o canal do Diolinux resolvi que era hora de mudar!

Assim feito. Baixei o Linux Mint (isso lá em novembro/18, quando ainda não tinha sido lançado o 19.1) e tentei fazer o dualboot com o Windows 10 seguindo o tutorial do canal. Entretanto, logo no momento de boot do note eu já encontro problemas: nenhuma das teclas de comando para abrir a BIOS/UEFI funcionam (F12, F2, DEL). A única maneira que encontrei para entrar na BIOS é por meio do Windows 10 aberto e fazendo o processo de reinicialização avançada.

Ok, passo feito. Fui lá na BIOS, criei as senhas de boot, desativei o secure boot e tentei fazer a troca para o boot por pendrive (mais tarde, tentei fazer o boot pelo dvd). Salvei todas as configurações e reiniciei a máquina. Nada! Logo em seguida ele já começa a iniciar o Windows e não consigo fazer nada.

A única maneira que consigo inicializar o cd/pendrive do Mint é trocando para o modo Legacy BIOS. Mas aí eu só consigo usar o LiveCD do sistema, pois se instalar eu sei que vai dar problema.

Já tentei ligar pro suporte da Acer (mesmo sendo um notebook um pouco mais antigo) e eles disseram que só dão suporte pro sistema instalado de fábrica (que era o Win 8).

Já pesquisei nos fóruns gringos da Acer e só achei o seguinte artigo, o qual não me serviu de muita coisa… Aspire V5-471 keeps re-enabling secure boot after i remove power or battery — Acer Community

Enfim, estou travado nesse negócio da BIOS/UEFI aí… Já fiz outros dualboot, mas em PCs antigos, quando não tinha esse raio de UEFI e sempre instalou muito bem.

Sou iniciante no Linux e queria muito poder instalar em dualboot (por enquanto) nesse note.

0 Likes

Amigo faça assim baixe um app pra Windows chamado Rufus e a ISO da sua distro Linux de preferencia,nesse app uma das opções é se quer gerar um pendrive MBR (legacy) ou pendrive UEFI escolha essa segunda ele vai gerar o pendrive e resolver teu problema

0 Likes

Oi! Boa noite!

Já fiz isso com o Rufus! E nada da BIOS trocar o local de boot via UEFI

0 Likes

A Segunda coisa que pode fazer isso acontecer é uma opção chamada Secure Boot,ela força a Bios apenas a dar Boot em sistemas com “assinaturas seguras” e fazer ele dar prioridade pra essas

Procure em Advanced ou Boot onde desligar o Secure Boot mas mantendo em UEFI assim você conseguiria fazer o dual boot ainda

0 Likes

Já fiz. É aí que o processo trava. Independente de o secure boot estar ativado ou desativado, quando eu salvo tudo na BIOS e reinício a máquina, ao invés de dar boot pela mídia, o Windows começa a carregar

0 Likes

Outra coisa… veja se tem “Fast Boot” tambem isso faz a BIOS não consultar todos os dispositivos de boot

0 Likes

Fast boot, no caso, seria aquela opção de inicialização rápida do Windows, né? Já desativei ela e também desativei a hibernação. Nada…

0 Likes

Tambem,mas algumas bios tem o “Fast Boot” na bios tambem ou Inicialização rapida ou algo assim… o ideal seria poder ver a sua bios…

0 Likes

Procure em “Boot” a opção “Fast Boot” e desativa, vai que é isso :thinking:

0 Likes

http://imgbox.com/VPhgROv9

Subi as fotos aí pq o fórum tá me limitando subir as 4 de uma vez

1 Like

quando vc foi fazer o boot, vc selecionou o pendrive (ou o CD/DVD) como prioridade de boot?

0 Likes

Sim! Mas quando eu salvo e reinicio a maquina ela não salva

1 Like

[CORREÇÃO] siga isto se instalou o Linux em UEFI e está com problema de “bootar” o PC ACER.

Acho que já usei um modelo parecido com esse aí, deve ser um notebook… Foi com ele que resolvi um problema e acho que é este. Olha, aperte e segure o F2 no momento que aparece o logo da ACER, logo quando iniciar o computador, que entra no SETUP…

Faça isso:

1. Defina uma senha (você já fez isso). Não esqueça essa senha de jeito nenhum…
  2. Entre na Guia BOOT, com o modo UEFI habilitado deixe o ‘Boot security’ habilitado
  3. Vá na Guia SECURITY e você verá que pode mudar funções que não eram possíveis.
    Vá em ‘Select An UEFI File As Trusted For Executing:’. Vá navegando por este caminho, ex:
    HDD0 > EFI > ubuntu > grubx64.efi .
    Isto funciona levando em consideração que você vai usar o Grub e você está num sistema x64. Provavelmente você terá que dar um nome pra ligação.
  4. Volte para Guia BOOT e desabilite o ‘Boot Security’, confira que está no modo UEFI habilitado
  5. Nesta mesma guia está o campo ‘Boot Priority Order’, coloque na ordem preferencial (no caso a posição 1) a ligação com o nome que você criou. ex.:
    1. EFI File Boot 0: NOMECRIADO.
  6. Saia do SETUP salvando as configurações.
  7. Seja feliz…

Talvez o modelo seja diferente, mas é só você deduzir como está lá.

3 Likes

depois de fazer a alteração aperta F10 e confirma que quer salvar a alteração

0 Likes

Certo, cheguei nesse ponto, mas tô com receio de continuar e dar merda. A BIOS me dá duas opções:

Continuei pelo >fs0: ESP ; >EFI ; -> 3 opções: >Microsoft ; >Boot ; >OEM

Se eu for pelo >fs1:NO VOLUME LABEL, tenho: >EFI -> >boot

Não continuo o processo sozinho pq eu vou ser bem sincero: não tenho ideia do que eu tô fazendo aqui…

1 Like

Desculpe a confusão, você só quer primeiro iniciar pelo pen para testar…:sweat:

Eu pensei que você já havia instalado o Mint em UEFI… e só faltava ‘bootar’ normalmente em UEFI. O tutorial é útil se você enfrentar tal problema…

Pra fazer o que você quer (instalar em dual boot), você tem que fazer é ler mais sobre, ter tudo em backup, uma cópia de um pen sobressalente da versão certa do Windows ‘bootável’ junto com sua chave(key) anotada, para instalar se tudo der errado e, muito tempo livre.

Se você fez o que eu disse, e não está mais ‘bootando’, é só você entrar no SETUP e na Guia BOOT habilitar o modo UEFI e habilitar o ‘Boot Security’, sair e salvar e re-entrar no SETUP e reconfigurar a ordem em ‘Boot Priority Order’, coloque na ordem seu disco principal, onde está o Windows em 1o. lugar na lista (como estava antes). Saia salvando e seu Windows voltará.

É também justamente nesta opção que você deve ajustar para que seu pendrive/cd inicialize. Coloque o seu pendrive em primeiro e você vai conseguir.

Espero que tenha me corrigido a tempo…:sweat:

1 Like

Dicas para dualboot: 1 - Crie o pendrive de instalação da distro com UEFI e não legacy. 2 - Entre nas opções da sua bios e desative: Secure Boot, Fast Boot e coloque o seu HD como primeiro no boot de inicialização (já que o grub vai ser instalado nele). 3 - Entre no Windows e desative a inicialização rápida e no gerenciador de discos do Windows rediomensione a partição que vc vai usar para instalar o Linux. 4 - Dê boot no pendrive criado para a instalação e configure o sistema.

1 Like

Quando crio um pendrive para notebooks com UEFI, faço da seguinte maneira:
Uso o GParted para fazer as modificações.

1. Criar uma tabela de partição em GPT.
  2. Formatar o pendrive em Fat32.

Depois é só escolher um programa para criar o pendrive bootável, que pode ser o Etcher ou o Gnome Disks.
Uso mais o Gnome Disks.

1 Like

Boa noite, pessoal! Estive viajando ontem e só pude olhar o fórum com mais calma agora. Agradeço desde já as respostas! Enfim, vamos lá!!

Sim, foi a tempo! Pelo motivo da viagem acabei não mexendo em tudo. Mas muito obrigado pela disponibilidade de me ajudar!

Já foi feito todo esse processo. Por seguir esses passos, imagino que o problema não esteja aí!´

Acabo usando o Windows pra fazer, pois é o sistema do notebook. Mas uso o Rufos e faço os procedimentos nos quais o resultado final é o mesmo.

De qualquer maneira, estive lendo em algum outro lugar que o problema pode ser na bateria da placa mãe, já que a bios não salva as configurações, o que eu duvido um pouco, pois todas as outras alterações que eu faço na bios são salvas. As únicas coisas que não salvam são as configurações de secure boot (na verdade eu acho que aqui salva, mas não surte efeito nenhum) e a alteração da ordem de boot para UEFI. Quando configurado em modo Legacy BIOS, a alteração na ordem de boot é salva.

Pesquisando no site da Acer, vi que tem a atualização pra essa minha bios. A minha está com a versão 2.17, enquanto no site está a atualização para 2.18.

0 Likes

Deve ser isso mesmo, mas a decisão sobre os riscos de atualizar a firmware da bios é com você mesmo…:slightly_smiling_face:

Lembre-se que se você for atualizar e for um notebook, a bateria deve estar encaixada e de preferencia bem carregada… Seja paciente durante o processo, que deve ser rápido, e não mexa, desligue ou reinicie durante o processo…

O tutorial que eu escrevi lá em cima, é provável que você precisará depois de todo o processo…

1 Like