[RESOLVIDO] Dual Boot - Mint e Windows Starter

Olá à todos, tenho em minha máquina um dual boot: Linux Mint 19 e Windows Starter 7. A partição com Windows é a que contém o maior espaço no HD, algúem sabe como desfazer um dual boot sem ter que formatar a máquina?
Motivo: não tenho como fazer backup de todos os meus arquivos no momento.
Obs: Gostaria de deixar apenas o Mint como S.O.
Obrigado pela Atenção,
Att, Jean.

Como foi a forma que você particionou? Uma forma simples é baixar o Gparted e apagar as partições do Windows, depois é só alocar o espaço livre para a Partição do Linux Mint, se você particionou de “forma correta” a partição /home é onde fica seus arquivos pessoais então você deve alocar o espaço para ela. Outro detalhe é onde o GRUB (gerenciador de boot está instalado) se ele tiver em uma partição separada ou em uma do Linux mint você não terá problemas na hora de apagar o Windows pois o boot não é feito pela partição dele.

2 curtidas

Tome cuidado. Se planeja em seguida expandir a particão do mint então tem que fazer backup. Principalmente se for mover pra esquerda.

1 curtida

RECOMENDO FORTEMENTE FAZER BACKUP ANTES

Explico: se o computador travar ou desligar durante o procedimento você VAI perder dados

Baixe uma ISO do Gparted Live e grave no pendrive usando o Etcher:
Gparted Live:
https://gparted.org/download.php
Etcher:

O Etcher é um aplicativo AppImage ou seja basta baixar marcar o arquivo como executavel e rodar…

De Boot no Gparted e apague a partição do seu Windows e depois mova a partição do Linux e a expanda para o uso total do HD

Isso VAI demorar pois ele vai ter que mover toda a partição ou seja copiar tudo que tem gravado de um lado para o outro e isso pode demorar de minutos a algumas horas dependendo da quantidade de dados a ser copiada

Depois disso seu Linux deve dar boot normalmente se tudo correr como planejado.

Se você tiver duvida em como usar o Gparted basta falar aqui

Att
Gabriel

3 curtidas

Muito obrigado, no caso o grub está na partição que está o Windows, já cometi o erro de apagar essa partição e meu PC ficar sem um gerenciador de boot, no caso eu tive que formatar. Obrigado pelo apoio.

1 curtida

Nesse caso não precisava formatar. Era pegar um cdlive com alguma distribuição Linux e recuperar o Grub. Leia o Link abaixo:

Eu no caso quando faço dualboot eu faço uma partição só de boot (/boot) e instalo o grub nele. Aí uso o gerenciador de Boot do windows configurando ele pelo programa EasyBCD.

1 curtida