[RESOLVIDO] Distro Linux "Crua"!

gnome

Bom dia! Ontem abri um tópico a respeito do CS:GO que acabava não inicializando, e durante minhas tentativas de faze-lo funcionar (o que já consegui) acabei buscando por coisas que podiam estar o impedindo de funcionar e notei que tem inúmeras coisas instaladas no meu Ubuntu que nem sei o que é, por isso gostaria de saber:

Qual a Distro Linux mais “Crua” hoje em dia? E qual a interface Gráfica mais customizável?

1 Like

Customização, PLASMA 5 (KDE);
Distribuição crua, qualquer uma que vc compile manualmente hehe.
Mas parece que vc é iniciante, começa vendo os vídeos de instalação do Ubuntu Minimal, já seria uma boa pra vc. Quanto as “tranqueiras” instaladas não sei se de fato foi isso que afetou seu CS:GO, mas se vistes o vídeo do Dio de ontem é bom olhar sempre as dependências antes de ir excluindo tudo do sistema, pra não ferrar sua instalação depois.

2 Likes

O caso do meu CS:GO era mais questão de periféricos (parou de funcionar por causa do gamepad (Ípega PG 9025), só necessitava do comando -nojoy para voltar a funcionar), e a respeito da Distro, eu entendo a parte de ir excluindo e essas coisas, trabalho arrumando PC e agora que estou começando a me “aventurar” no mundo do pinguin acabo tendo algumas duvidas, no caso estou buscando uma Distro que venha quase que literalmente sem nada, apenas com a interface e algumas funcionalidades indispensáveis como configurações do sistema e tals. Mas muito obrigado! ^^

0 Likes

Começa pelo Ubuntu Minimal, depois vai se aventurando num Arch da vida… O próprio KDE NEON vem “cru” se formos olhar, somente com alguns app’s do projeto KDE, sem gerenciador de drives por exemplo, algo que facilmente se instala via Discover ou terminal… agora literalmente sem nada, pra mim é na pegada do Gentoo. Mas dá uma olhada na net nas distros minimalistas, que geralmente são focadas em máquinas antigas, geralmente vem bastante cruas. Obrigado vc, depois nos conta suas experiências.

1 Like

Certo! Muito obrigado! Tinha ouvido falar também da instalação minima do Debian, sabe se é assim também?

0 Likes

Acho que tem vídeo no Diolinux, se não estiver enganado se vc baixar tudo que tem no Debian lá vão alguns GB de ISO; mas geralmente deve ser pra vc ir montando a mesma na pré-instalação.

Segue o tutorial de instalação do Dio para o Debian, muita coisa!

1 Like

Valeu meu caro! Ajudou pacas!

1 Like

Lembre de marcar a resposta adequada como solução do problema, assim todos saberão qual resposta te ajudou! :slight_smile:

1 Like

Sim senhor capitão! o7

1 Like

Creio que Fedora e a instalação mínima do Ubuntu. Mais crua que isso, só Arch, Gentoo ou, na melhor das hipóteses, Ubuntu Minimal

2 Likes

Provavelmente as distros mais cruas são as que você escolhe pacote por pacote: Arch, Gentoo, Void, Parabola. Quanto à interface as mais customizáveis são: KDE, Cinnamon, XFCE, Awesome, I3, DWM(a maioria dos window managers é mais customizável que uma DE)…

1 Like

Uma DE? Como assim uma DE?

0 Likes

Desktop Environment, o KDE, Cinnamon, XFCE entram nessa categoria porque além da interface gráfica vêm com eles uma série de aplicações que ajudam a administrá-la melhor: compositor, gestor de janelas(Window Manager), etc… Então como você pode ver um window manager faz parte do desktop environment e por isso vai ser mais enxuto o dio fez um vídeo a respeito:
Diferença de Interface Gráfica e DE

2 Likes

Compreendo, agora que comecei a entender, e depois de pesquisar, acho eu que vou usar o Ubuntu minimal e interface kde pra ir personalizando, assim consigo editar, acredito eu, quase tudo do sistema.

2 Likes

Ubuntu Minimal para um iniciante é um tremendo erro.

1 Like

Realmente, é algo pra usuários que já tem um certo conhecimento do sistema.

1 Like

To ligado, por isso to testando, gosto de ir pelo lado difícil, hoje eu configurei o ubuntu minimal inteiro e pus Gnome depois testei com KDE ficou totalmente funcional, claro, não me aprofundei no sistema mas consegui entender algumas coisas que tava curioso, nesse momento to com o ubuntu normal instalado aqui, mas pretendo customizar uma distro a partir do minimal esse findi.

3 Likes

Eu sugeri o mesmo justamente por ser um iniciante, se não ia dizer logo pra instalar um Arch ou Gentoo kk. Claro que não recomendaria, mas como aprendizado é melhor começar no Debian ou Ubuntu Minimal que em outros sistemas.

1 Like

Juzo001, beleza ?

Só uma dica: use máquina virtual para fazer os testes. Virtual Box , por exemplo. Deu errado, só voltar para o estado anterior.
Muito mais prático e o seu sistema principal fica salvo de derrapadas …
Um grande abraço !!!

0 Likes

Eu sei, as vezes eu uso, mas gosto de testar na pratica pelo PC, por exemplo, pela maquina virtual consigo instalar tudo normal com os Debian da vida, mas no meu PC mesmo os driver de rede não funcionam, e já aprendi a fazer funcionar no processo.

1 Like