[RESOLVIDO] Desbloquear Chaveiro Padrão

Olá pessoal

Toda vez que eu ligo o computador aparece a mensagem abaixo:
Um aplicativo quer acesso ao chaveiro “Chaveiro padrão”, mas ele está bloqueado.

ChaveiroPadrao

Aí toda vez tenho que digitar a senha pra liberar, já tentei descobrir que aplicativo é esse mas não consegui, queria uma forma de parar de me pedir essa senha e já deixar liberado, alguém pode me dar uma luz.

Pesquisei em vários locais na internet mas nenhuma das soluções que me passaram funcionou.

Uso Linux Mint 19.1 Cinnamon

1 Curtida

Vc já olhou quais os aplicativos estão iniciando com o sistema?

Geralmente, pede essa chave quando você usa login automático e abre o Chrome, por exemplo.

Antigamente tinha um método pra desativar, mas nas versões recentes do Ubuntu/Mint, não funciona mais.

1 Curtida

Sim, tem vários iniciando, mas não consegui identificar qual está me pedindo isso e nem como fazer que não peça mais a senha.
Aparentemente é o Skype, pq ele carrega na tela mas só aparece a minha lista de contatos depois que eu digito a senha.

1 Curtida

pode ser isso que o @anon17586640 mencionou.

Consegui resolver.

Entrei em “Senhas e chaves”, coloquei pra ver por chaveiro, cliquei com o botão direito no Chaveiro padrão e alterei a senha, deixei a senha nova em branco e reiniciei, aí não pediu mais.

A senha do root se manteve normal.

1 Curtida

Mano eu apagava uma pasta q ficava em ~/.local o nome era keyring ou algo do tipo, aí eu abria o Chrome e ele pedia a senha e eu deixava em branco

1 Curtida

Você reiniciou a máquina ou só a sessão? Porque no caso, reiniciando só a sessão, você colocou sua senha pra logar, daí não vai pedir senha dentro da sessão novamente.

Reiniciei a máquina mesmo, na verdade desliguei tudo, esperei um pouco e liguei novamente pra ter certeza, agora não está mais pedindo a bendita senha, entrou direto.

2 Curtidas

Olá DouglasMessias tudo bem com vc. Recentemente na minha maquina o Chrome estava apresentando este, não sei se devo chamar de Bug. Mas comigo consegui resolver seguindos estes passos no KDE Plasma:

1. Abri o Gerenciador de Carteiras Kwallet e Desmarquei a caixa [ ] Habilitar o subsistemas de carteiras do KDE.
  2. Num terminal digite estes comandos:
    #cd ~/.gnome/app/
    #rm -rf chrome-*
  3. reinicie o Google Chrome e volte a abri-lo novamente.

Acredito que pelo fato de já ter utiliza-lo no Cinammon deve ter ficado gravado alguma configuração ou mesmo conflito entre os ambientes.

Obs: Se vc usa o Cinammon tente apagar as os arquivos de algum outro ambiente que utilzou antes. Espero ter ajudado e comente se funcionou para vc.

1 Curtida

Douglas, onde você foi para achar esse “Senhas e chaves” comprei meu not essa semana, chegou ontem e estou apanhando aqui pra esse linuux kkkk se puder me ajudar agradeceria muito.

1 Curtida

Qual é o sistema instalado no seu computador? Ubuntu?

Pesquise por “Seahorse” na aba de pesquisa. Depois é só clicar com o botão direito no chaveiro padrão, alterar a senha e deixar em branco, como dito pelo colega. Eu também faço isso aqui.

Não se trata de bug ou algo do tipo, mas apenas da senha do chaveiro criada automaticamente quando você entra em algum serviço. É uma medida de proteção dos seus dados, caso o laptop seja furtado.

1 Curtida

Kairan, o meu é o Debian acabei de pesquisar aqui como saber qual o sistema kkkkk se esse não for bom, preciso saber como mudar, pelo q vi o mais comum é Ubuntu

1 Curtida

Caso esteja usando ubuntu ou derivados:

sudo apt remove gnome-keyring -y
sudo apt remove --auto-remove gnome-keyring -y

Edy, coloquei esse segundo comando e agr meu pc nao liga, ele fica em uma tela preta, pedindo login, coloco meu usuario e senha mas não liga depois dou um comando starx e fica em uma tela azul e nao liga, por favor pode me ajudar.

Possivelmente ao usar o comando ele acabou por remover arquivos essenciais para a inicialização do sistema, caso tenha um pendrive com o sistema operacional instalado pode tentar usar a opção recover.

qual é a distro que voçê está usando?

bom esse comando está adicionado em meu script de configuração do meu desktop eu uso ele sempre no Xubuntu e ele apenas remove o Keyring , um chaveiro de sessão do gnome , pois sempre ao abrir navegadores e alguns softwares ele fica pedindo senha até mesmo sem abrir nenhum programa de vez em quando ele aparece.

é como eu disse , esses comandos são para Ubuntu e derivados :point_up_2:

Debian. Ela já havia dito.

Não é uma boa ideia sair removendo componentes do sistema desse jeito… Ao usar o auto-remove, foram removidas também as dependências do pacote do keyring, e alguma delas fez falta para o sistema.

Só precisava colocar a senha do chaveiro em branco.

O Debian é excelente, o sistema que deu origem ao Ubuntu, sendo focado em estabilidade. Contudo, para usuários iniciantes em GNU/Linux é mais recomendável ficar no Ubuntu mesmo.

O comando que você rodou parece ter quebrado o sistema. Agora será necessário reparar ou formatar. Caso opte pela segunda opção, recomendo o Ubuntu.