[RESOLVIDO] Deepin 15.11 com BSPWM: Como trocar de window manager?

Olá! Esta é minha primeira postagem aqui, então melhor dar um contexto para que entendam o meu nível de dificuldade:

Posso dizer que sou noob, usei Ubuntu durante 2012 só para tarefas simples como navegar na internet e fazer uns gifs no gimp e, no ano seguinte, voltei pro Windows. Essa semana tive um acesso de acesso de cansaço do Windows e quis mudar. Agora estou usando o Deepin 15.11. Voltei pro linux lembrando só do sudo su.

Nessa vontade de mudança eu pesquisei um pouco e descobri o paraíso aesthetic que é o unixporn. Entendo que o que vemos por lá não é exatamente pra alguém de conhecimento ainda tão básico quanto eu, mas não custa tentar.

Andei por alguns tutoriais sobre o BSPWM e o que me pareceu mais intuitivo foi esse aqui. Ainda assim tive bastante dificuldade pra conseguir não receber mensagens de erro no terminal durante o processo.
Mesmo com tudo feito, segue o que aparece:
Captura%20de%20Tela_%C3%81rea%20de%20Sele%C3%A7%C3%A3o_20190821200709

Então tentei saber exatamente qual o gerenciador de janelas estava rodando:
Captura%20de%20Tela_%C3%81rea%20de%20Sele%C3%A7%C3%A3o_20190821200922

Tentei o comando killall kwin_x11 e ele parou, mas então ele reiniciava antes que eu pudesse chamar o bspwm. Tentei então kill pelo id do processo, só que mesmo com ele encerrado, o bspwm não funcionava pois os atalhos do teclado já estavam sendo utilizados (? pelo menos foi isso que entendi).

Se houver mais alguma descrição que eu possa fornecer pra facilitar a solução, só avisar. E por favor, mesmo se essa tentativa minha for muito absurda, entendam que estou começando (ou ao menos, voltando) agora.

Vc não inicia o WM pelo shell, mas pelo Display Manager, antes de fazer login vc simplesmente escolhe bspwm e loga, fácil.

Se vc quiser usar bspwm com KDE vc precisa alterar nas configurações e reiniciar.

Fiz isso e ficou eternamente carregando. Tive que desligar o computador e na volta não escolher o bspwm. :confused:

Não ficou eternamente carregando :v ele carregou perfeitamente, mas bpswm é só um WM, ele não tem uma barra nem ícones de desktop por padrão, vc tem que configurar isso, se quiser se arriscar numa bagunça ce pode pegar minha config como base, mas ela não vai funcionar de primeira kek
Pra inicio de tudo tu precisa instalar sxhkd e editar .config/sxhkd/sxhkdrc pra bind de abrir terminal chamar teu terminal favorito, a partir dai ce pode ir abrindo todo o resto e pesquisando como configurar e adicionar uma bar (eu uso a polybar)

1 Curtida

Achei que ele estava carregando eternamente porque o cursor indicava algo sendo carregado grr

Valeu pela ajuda e vou tentar me virar aqui

Pra você trocar de gerenciador de janelas em tempo de execução ele precisa ter suporte a isso, infelizmente o bspwm não tem suporte a isso, então não existe um mecanismo simples de substituir o KWin pelo bspwm, vale lembrar que o próprio painel do deepin não funciona bem com ele

1 Curtida

Para fins de experiência/conhecimento todos os WMs terminados em “box”, o KWin e o Awesome suportam a troca em tempo real, pra isso passe --replace como parâmetro

1 Curtida