[RESOLVIDO] Criando uma Home compartilhada depois da instalação feita

Olá,

Tenho uma instalação com o Mint 19.1 utilizando o disco inteiro, gostaria de criar uma pasta home compartilhada para testar outras distros.

Seria possível eu fazer essa home compartilhada sem perder o que eu tenho ou o ideal seria fazer isso do zero na instalação do sistema?

eu faço assim:

Tenho uma partição só para meus dados, e deixo a home nas respectivas partições da distro.
Uso o app disco para montar a essa partição de dados dentro da pasta home e edito o arquivo user-dirs-dirs, deixando ele assim:

This file is written by xdg-user-dirs-update

If you want to change or add directories, just edit the line you’re

interested in. All local changes will be retained on the next run.

Format is XDG_xxx_DIR="$HOME/yyy", where yyy is a shell-escaped

homedir-relative path, or XDG_xxx_DIR="/yyy", where /yyy is an

absolute path. No other format is supported.

XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/Área de Trabalho"
XDG_DOWNLOAD_DIR="$HOME/Downloads"
XDG_TEMPLATES_DIR="$HOME/Modelos"
XDG_PUBLICSHARE_DIR="$HOME/Público"
XDG_DOCUMENTS_DIR="$HOME/dados/Documentos"
XDG_MUSIC_DIR="$HOME/dados/Música"
XDG_PICTURES_DIR="$HOME/dados/Imagens"
XDG_VIDEOS_DIR="$HOME/dados/Vídeos"

2 curtidas

Dai no caso eu faria isso em cada sistema que eu instalar na maquina?

Pq tipo, eu tenho vários jogos instalados na maquina, muitos via Lutris, e ele cria a instalação na minha home… eu não queria perder isso, a minha internet é de 1mb apenas, e bate uma depressão sempre que tenho que baixar jogos de 20gb, 30gb.

1 curtida

Sim, em todas as instalações. Então, a ideia é vc gravar tudo na pasta customizada não na home, vc pode até tentar copiar as pastas de jogos para a pasta customizada e apontar o jogo para esta pasta ou criar atalhos e ver se o jogo aceita.

Fiquei com uma dúvida: qual o formato dessa partição “dados”, FAT32 ou EXT4?

Pergunto, pois vi que se fosse fazer isso com o Rwindows e uma distro Linux, essa participação deveria ser fat32.

1 curtida

Sempre uso ext4, mas não é uma boa ideia compartilhar a mesma partição com windows não.

1 curtida