[RESOLVIDO] Configurar Impressão em rede via Wine

wine

Olá à Todos!

Estou com a seguinte dificuldade, utilizamos na empresa uma aplicação em Delphi e eu sou o único que utiliza Linux (Linux Mint 19.1), todo o restante da rede é Windows.
O plicativo funciona perfeitamente via Wine, exceto a impressão em texto.
O meu caso é EXATAMENTE IGUAL ao deste tópico.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Wine-Wine-X-Cedega/Impressao-EpsonLX300+?pagina=01

Inclusive a solução do mesmo me funciona, com uma ressalva, toda vez que eu utilizo o comando:

$ lpr -o raw -P myprinter ${HOME}/.wine/dosdevices/lpt1

Me é pedido a senha de localhost, que no caso eu digito minha senha de root e funciona.
Caso não digite a senha, aparece:

lpr: Não autorizado

Já tentei desativar a solicitação de usuário e senha seguindo este tópico:

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Impressora-compartilhada-pedindo-senha-direto-Resolvido

Porém quando eu faço este procedimento eu perco o acesso a rede inteira, como se eu estivesse desconectado da rede (Inclusive pelo Nemo).

Alguém pode me auxiliar?

Dados que acredito que sejam úteis:

Rede Windows
Impressora Compartilha “Genérica Somente Texto”.
Através do Nemo via Samba, não aparece os computadores da rede, só consigo acessá-los se digitar o endereço por IP, por nome do computador ele não encontra (Não resolve o DNS da rede compartilhada !?)
Na aplicação Delphi no Windows, a configuração de localização da impressora é Rede\PC\Impressora (Exemplo: “\192.168.0.100\Impressora”) ou se for impressora local, apenas a porta (Exemplo: “LPT1”).
Na aplicação Delphi no Wine, esta configuração acima me retorna o erro “File Not Found”.

PS: Sou iniciante no Linux, por gentileza tenham calma ao explicar procedimentos… rs

Agradeço quem puder ajudar!

SOLUÇÃO

O erro que eu estava cometendo era no momento de instalar a impressora de rede, onde eu deixava a opção de “Avisar ao usuário caso uma autenticação seja requerida”, reinstalei a impressora, porém desta vez utilizando a opção “Configurar detalhes de autenticação agora” e depois foi apenas seguir o tutorial citado acima.

2 Likes