[RESOLVIDO] Comportamento estranho senhaa root

Debian 10.
Desinstalei o sudo, mas alguns programas tais como o virt-manager, gparted, etc. continuam funcionando colocando a senha de usuário padrão (não-root). Já mudei a senha do root, do usuário, editei o visudo e nada mudou.
Esse comportamento é normal?

1 curtida

Eita :joy: isso é quase como o meme da lixeira:

https://plus.diolinux.com.br/t/demostre-seus-memes-e-compartilhe-eles-aqui/13778/1292?u=ruksu

O estrago vai depender de quanto tempo vem usando o sistema operacional e quantos aplicativos tem instalado.
Corrigir isso :thinking: talvez va dar uma baita dor de cabeça, então acho que seria melhor back up e reinstalar o sistema denovo… Mas podemos tentar…

Se o pessoal souber de algum jeito fácil de resolver e puder nos ajudar…

:pray:t2:

1 curtida

eu não entendi muito bem, até onde sei o virt-manager não precisa de root pra poder funcionar, o gparted não usa o sudo, mas usa o gksu (eu acho), então sem sudo ou com sudo, ele ainda vai pedir a senha
então, respondendo tua pergunta, diria que é normal sim

Eles não funcionam invocando o sudo, mas o PolicyKit (mais especificamente, pkexec). Provavelmente o Debian configurou para que usuários pertencentes a um certo grupo (por exemplo, wheel) possam acessar a conta root usando pkexec, assim como o Ubuntu.

Talvez isso ajude:

1 curtida

Como o @Capezotte falou, o usuário estava no grupo sudo (por algum motivo sudo e não whell).
Usei o comando:

#gpasswd -d dell sudo para retirar o $user do grupo sudo (dell no caso é o $user).

E foi resolvido o problema, obrigado aos que ajudaram.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.