[Resolvido] Como por gnome em pt br

ola eu fui testar o gnome em inglês, mais quando fui selecionar o português não tinha mais o português na lista

como eu posso colocar o gnome em português ?

desde já agradeço :grinning:

3 curtidas

@David :wave:t2:

No terminal execute os comandos:
dpkg-reconfigure locales
depois
update-locale LANG=pt_BR.UTF-8

Feito estes comandos, reinicia o computador e veja se o idioma Português aparece.

:pray:t2:

obg só q a distro que estou utilizando é o fedora e não deu certo :+1:

2 curtidas

:smiley:Entendi então neste caso testa o comando non terminal:

dnf install langpacks-pt_BR

Reinicia o computador e veja se o idioma Português apareceu no menu do Gnome.

Edited: Depois do comando que citei, acredito que você irá precisar rodar o comando locale-gen também antes de reiniciar o computador. Edited/

1 curtida

os pacotes do pt br já estão estaladas. pra min quando digito esse comando no terminal : locale-gen ele fala q esse comando não existe, tem alguma forma de aplicar o portuques pelo terminal ? desde já obg

2 curtidas

Certo, o idioma Português ele está instalado, vamos seleciona-lo via terminal então:

sudo system-config-language

Irá aparecer uma tela com idiomas, procura pelo Português do Brasil, seleciona ele. O procedimento irá fazer as configurações e depois fechar. Reinicia o computador para fazer os testes.

:pray:t2:

1 curtida

já esta selecionado o portuquês mais o gnome continua em ingles

oq isso pode ser ?
desde de já obg

2 curtidas

:sweat_smile: Um está sobrepondo o outro. Vamos tentar o seguinte no terminal digita ls -a
Veja se tem um file chamado .dmrc e se tiver use um editor de texto para abri-lo, por exemplo:

sudo nano .dmrc

Então você vai procurar pela linha e colocar o pt_BR ficando assim Language=pt_BR.UTF-8 Salva o arquivo, no Nano costuma ser control+o e depois fecha ele com control+x e reinicia o computador para ver se teve efeito.

1 curtida

:sweat_smile: e que não tem esse arquivo na minha home

2 curtidas

:joy:

O comando ls oque ele mostra, se puder compartilhar… :innocent:

2 curtidas

Fiz umas pesquisas aqui e vamos lá, no terminal:

Como o pacote de idioma Português já está instalado então:

sudo yum -y install system-config-language
depois
sudo system-config-language

Reinicia o computador e veja se o gnome consegue mostrar e alterar para o idioma Português.

2 curtidas

:frowning: ja tem o pacote system-config-language e quando abri o system-config-language já esta em portuquês mais o gnome continua em inglês e nâo aparece a opção de portuquês nas configuraçoes do gnome.
o estranho e que o usuario root esta em portuquês mais o meu não

2 curtidas

Yeah, é porque o Gnome está “passando por cima” das configurações do Fedora digamos assim. Então onde é gráfico o Gnome está mandando e onde é texto, terminal daí as configurações de idioma do Fedora funcionam. Temos de descobrir como instalar o idioma Português no Gnome ou fazer ele perder essa preferência de ser o principal.

Faz um teste no terminal sudo system-config-language já vai estar selecionado o Português então clica em System Defaults para ver se ele joga o Português no sistema inteiro.

Irei continuar umas a pesquisar aqui.

2 curtidas

Depois que fizer esta tentantiva e se não der certo, executa o comando:

sudo dnf langinfo "Portuguese (Brazil)" e mostra oque o terminal ira dizer.

2 curtidas

essa foi a saida do terminal [david@fedora ~]$ sudo dnf langinfo “Portuguese (Brazil)”
No such command: langinfo. Please use /usr/bin/dnf --help
It could be a DNF plugin command, try: “dnf install ‘dnf-command(langinfo)’”

2 curtidas

Seu sistema tem a aplicativo Gnome Language Selector instalado? Tenta abrir ele com o comando gnome-language-selector. Deve aparecer uma janela como esta:


Clicando ali em Install / Remove Languages você pode ver quais pacotes de idioma estão instalados, e instalar o idioma português:

Não tem necessidade de desmarcar o inglês. Após ter instalado o idioma que você quer, clique em Aplicar.
Ainda no Gnome Language Selector, naquela primeira janela, você deve selecionar o idioma principal, você procura o português BR ali na lista e arrasta ele pra cima, e português PT logo abaixo dele:

Feito isso clique em Apply System-Wide. Depois clique na aba Regional Formats, selecione Português e clique em Apply System-Wide:

Após isso, reinicie a sessão.
Ao entrar novamente, deverá aparecer uma caixa de diálogo perguntando se você quer atualizar os nomes das pastas da sua home para português. Clique em Atualizar nomes e pronto, o sistema estará todo em português.
Obs.: eu testei essa solução usando o Ubuntu, eu não sei se no Fedora funcionaria da mesma forma. Ao digitar o comando gnome-language-selector, se o programa não tiver instalado, pode ser que apareça no terminal uma sugestão para você instalar o pacote que contém ele. Espero que funcione.

2 curtidas

Acabei de confirmar que essa solução não funciona no Fedora, parece que esse gnome-language-selector é um programa especifico do Ubuntu, e não do Gnome, como eu pensei, mas fica ai pra caso alguem tenha o mesmo problema em uma distro *ubuntu based :laughing:

2 curtidas

Nossa, acabei de criar um tópico a respeito, mas voltado ao Manjaro…

mesmo assim obg. existe alguma forma de fazer isso com outro app

1 curtida