[RESOLVIDO] Como alterar ícone "Mostrar aplicativos" na Dock/Dash?

Pessoal, já pesquisei pra tudo quanto é lado e não achei. Como faço para alterar o ícone “Mostrar aplicativos” em destaque no print abaixo? Quero deixar a Dock 100% transparente, mas com meu papel de parede claro esse bendito some. :joy:

Valeu!

image

Eu uso o Linux Mint 19.1, nele eu clico com o botão direito do mouse em cima do ícone:

configurar
Em “Aparência” tem um switch “Utilizar um ícone e descrição personalizada”
Selecionando este switch, aparece a opção “Ícone”, aí é só clicar em cima e escolher o ícone de seu agrado.

Espero ter ajudado!

3 curtidas

Obrigado pela disposição. O Mint usa o Cinnamon. Creio que no Gnome a forma de fazer isso é diferente.

Tente este procedimento:

Faça um backup da imagem original do seu sistema com o comando abaixo.

sudo mv /usr/share/icons/Adwaita/scalable/actions/view-app-grid-symbolic.svg /usr/share/icons/Adwaita/scalable/actions/view-app-grid-symbolic.svg.old

Agora copie a imagem da sua home para o diretório padrão do ícone com o comando abaixo.

sudo cp ~/view-app-grid-symbolic.svg /usr/share/icons/Adwaita/scalable/actions/
Atualize o shell 3 teclando

Alt + f2 digite r e tecle “Enter”.

Ai está o ícone alterado

Fonte: Alterar o ícone apps-icon do Gnome Shell

PS: Este procedimento é para o tema padrão do Gnome, na fonte também ensina o procedimento para temas de terceiros…

Espero ter ajudado!

Edit: Para aqueles que forem realizar este procedimento, primeiramente tem que ter uma imagem salva em SVG com o mesmo nome original do ícone “view-app-grid-symbolic.svg”

2 curtidas

Valeu @Miura! Exatamente o que eu queria. Aí está como ficou.

image

Obrigado pela ajuda!

1 curtida

Fiz isso, e o ícone ficou uma bola branca! O que poderia ser?

O ícone está em svg?

Sim, em SVG. Inclusive por via das dúvidas, redimensionei ele pro mesmo tamanho do original que estava na pasta, mesmo assim não adiantou… Não entendi…

Mas você pegou uma imagem em svg ou converteu? As vezes perdeu as transparências.

Fui dar uma olhada e tem uma etapa a mais:

cd /usr/share/icons && sudo gtk-update-icon-cache Adwaita

Não converti não, inclusive baixei do próprio site da Canonical que disponibiliza imagens de logos e icones em vários formatos, inclusive em SVG. Porém após tentar e não dar certo, só o que fiz de diferente foi redimensionar no Inkscape, já que os ícones do sistema tem 14x14 pixels, e o que baixei tinha 450x450. Mas não perdeu as transparencias.

Oxi, vou tentar aqui de novo.

Nada @anon8037863, não deu certo também rs.

Captura de tela de 2021-01-21 00-02-22

Nem é importante, não vai mudar nada, mas só pela questão do aprendizado e entendimento queria descobrir o porque disso.

Vai no Gnome Tweaks, mude os ícones e depois volte para o que estava antes.

Fiz, não deu certo. Inclusive depois disso, tentei salvar por a nova imagem em outro tema e mudei pra ele pra ver se ia, e nada. O tema padrão é o Yaru, tentei no Adaiwata tb.

1 curtida

Você quer mudar logo do Ubuntu? Existe uma extensão, aliás com essa extensão você vai poder personalizar mais ainda.
O nome da extensão é Arc Menu.
https://extensions.gnome.org/extension/3628/arcmenu/

1 curtida

Sim seria isso, trocar o ícone de grade do menu pela logo do Ubuntu. Valeu pela dica, vou tentar aqui. Aliás, que Wallpaper f… irmão, parabéns!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.