[Resolvido] Como alterar a ordem de boot na bios

Instalei o Linux pelo pendrive (Boot) criptografado no HD porém tenho meu SSD com Windows 10. Quando ligo o PC sem o pendrive ele inicia o Linux em vez do Windows. Iniciando o Linux acontece o problema (initramfs) e pesquisei em vídeos para digitar o fsck e quando dou Enter o resultado é sh: fsck not found.

E agora? Como faço para corrigir isso? Perdi meu Windows 10?

Você queria fazer dual boot, usar em modo live ou instalar apenas o Linux Mint?
Ao entrar no Linux Mint, abra o “Discos” e procure pelo particionamento do Windows 10, se ele estiver lá, tecnicamente você pode recuperar seus arquivos/backup & stuff, se não é outra história.
E outra coisa, se você instalou no HD, é só selecionar na BIOS o SSD como boot primário, jovem Padawan. Ai o Windows aparece.

Mas não consigo sair do initramfs

Assim que o computador estiver ligando, aperta o botão da BIOS e mudar o SSD como primeiro lugar…

Qual é o botão da BIOS?

Existem N placas mãe no mercado. Geralmente é F12, F2, Esc. Se tu instalou o Mint, logicamente precisou passar pela BIOS para dar ordem de prioridade ao Pendrive de boot. Só pesquisar no google, chapa

Na prática o pendrive entrou e passou pela BIOS. Só precisei executar o Enter para entrar no Linux. Não precisei clicar nenhum teclado.

Tá, então é porque a sua BIOS estava setada para:

1. USB Disk
  2. SSD
  3. HDD

Se você quer resolver esse problema, precisa passar pela BIOS.
    Jacaré parado vira bolsa de madame
1 curtida

Está aparecendo

Debian GNU/Linux

Advcend options for Debian GNU /Linux

No canto inferior:

Enter: Boot

e - options

c - CMD line

@JG22

Meu chapa, tu baixou o LMDE (Linux Mint Debian Edition)?

Vai pra BIOS, cara. Deixa o Mint em paz por agora :sweat_smile:

Certo, porém não consigo acessar a BIOS com meu teclado. Conhece um jeito de acessar ou remover o Linux ou acessar a BIOS pelo Linux das configurações do Mint?

Até onde sei é impossível acessar a BIOS através do SO. Qual o modelo da sua placa mãe?

Não sei onde fica. Pode me ajudar qual local da placa mãe?

Parece ser uma MOBO da Gigabyte. Reinicia e fica apertando F2 freneticamente até aparecer uma tela tipo esta:

Veja se são essas? Fiquei clicando no F2.

Tenta F12 então. Isso ai é o GRUB se não me falha a memória. Dica de ouro: se você quer experimentar algum sistema operacional, use em uma máquina virtual primeiro e se acostume um pouco com ele antes de instalar em sua máquina de verdade.

Ok, vou tentar. Já testei na Máquina virtual porém é muito lento.

Tu poderia usar até em modo Live que ficaria mais rápido e não apagaria nada da sua máquina…

@JG22 É tecla Del - Delete. Para onde vou agora? Main - Advanced - Chipset - Security - Boot - Save - Exit