Eu quero instalar Linux pela primeira vez – estou pensando em instalar Zorin no meu PC desktop, em dual boot com o Windows 10 que tenho instalado atualmente. Sou completamente iniciante, não só de Linux mas de fazer partição em geral, então peço desculpas pela ignorância, haha.
Eu vi que é importante fazer backup durante a partição e instalação dual boot, para não perder tudo caso ocorra algum problema, como queda de energia durante o processo. A questão é o seguinte - o meu PC tem um SSD de 512GB que é o drive principal, onde o Windows está instalado. Mas eu também tenho dois HDs adicionais, um de 2TB e um de 4TB, que foram instalados mais tarde, apenas para expandir o armazenamento (não instalo jogos nem nada neles, o de 2TB está quase cheio só de vídeos que baixo, o de 4TB praticamente vazio pois é novo).
Na minha cabeça, esses HDs são como HDs externos que por acaso estão dentro do computador. Eles também vão estar “em risco” durante a partição? Na verdade, eles precisam ser particionados? Ou eu poderia usar eles como se realmente fossem drives externos apenas com arquivos dentro, e após instalar o dual boot eu poderia acessar esses arquivos tanto do Windows quanto do Zorin? (no caso, particionando somente o SSD?)
O meu maior problema é que eu não tenho um drive externo de 2TB para fazer backup de todos os arquivos no my HD de 2TB. Eu gostaria de fazer o backup do SSD principal direto no HD de 4TB que está praticamente vazio e não precisar mexer no resto… seria possível?
Se não for possível, alguma outra sugestão sobre como proceder?
Olá. Você pode manter o disco 2TB como está e fazer backup do SSD no disco 4TB. Faz dual boot só no SSD, mas para isso, você precisa de espaço nele. Voce pode diminuir a partição do windows dentro do próprio.