Eu quero instalar Linux pela primeira vez – estou pensando em instalar Zorin no meu PC desktop, em dual boot com o Windows 10 que tenho instalado atualmente. Sou completamente iniciante, não só de Linux mas de fazer partição em geral, então peço desculpas pela ignorância, haha.
Eu vi que é importante fazer backup durante a partição e instalação dual boot, para não perder tudo caso ocorra algum problema, como queda de energia durante o processo. A questão é o seguinte - o meu PC tem um SSD de 512GB que é o drive principal, onde o Windows está instalado. Mas eu também tenho dois HDs adicionais, um de 2TB e um de 4TB, que foram instalados mais tarde, apenas para expandir o armazenamento (não instalo jogos nem nada neles, o de 2TB está quase cheio só de vídeos que baixo, o de 4TB praticamente vazio pois é novo).
Na minha cabeça, esses HDs são como HDs externos que por acaso estão dentro do computador. Eles também vão estar “em risco” durante a partição? Na verdade, eles precisam ser particionados? Ou eu poderia usar eles como se realmente fossem drives externos apenas com arquivos dentro, e após instalar o dual boot eu poderia acessar esses arquivos tanto do Windows quanto do Zorin? (no caso, particionando somente o SSD?)
O meu maior problema é que eu não tenho um drive externo de 2TB para fazer backup de todos os arquivos no my HD de 2TB. Eu gostaria de fazer o backup do SSD principal direto no HD de 4TB que está praticamente vazio e não precisar mexer no resto… seria possível?
Se não for possível, alguma outra sugestão sobre como proceder?
Olá. Você pode manter o disco 2TB como está e fazer backup do SSD no disco 4TB. Faz dual boot só no SSD, mas para isso, você precisa de espaço nele. Voce pode diminuir a partição do windows dentro do próprio.
Não, a menos que você, por descuido, selecione um desses discos para ser formatado durante a instalação do Linux. Então, certifique-se de identificar esses HDs e não marcá-los para serem formatados. Se ainda se sentir inseguro, abra o computador, desconecte os HDs e mantenha apenas o SSD, e então proceda com a instalação do Linux. Depois de fazer a instalação, reconecte os discos, e seus dados neles contidos permanecerão intactos.
Sim, crie uma pasta nesse HD de 4TB e copie seus arquivos do SSD para lá.
E, lembrando que para instalar o Linux nesse SSD ao lado do Windows (em dual boot), você precisará antes reduzir o tamanho da partição do Windows, de modo a deixar um espaço não alocado (livre) para a instalação do Linux. Para isso, no seu Windows, clique com o botão direito no menu iniciar, depois clique em “Gerenciamento de disco”. Clique com o botão direito sobre a partição do Windows (Disco C:), e lá deve ter uma opção para “diminuir o volume”, algo assim. Ali você pode escolher quanto espaço quer deixar para o Linux, a metade do disco, um pouco menos, ou um pouco mais… mas recomendo que deixe, no mínimo, 50 GB para o Linux.
Se não me engano, o instalador do Zorin “enxerga” o espaço livre na partição NTFS do Windows e abre, na opção “Instalar lado-a-lado” uma tela onde é possível abrir espaço pro Zorin sem precisar criar esse espaço livre antes. Desta forma, diminuir a partição livre antes de instalar o Zorin não seria necessário. Dá uma olhada nisso e qq peça ajuda. Não precisa ficar com medo, antes de fazer alterações no SSD o instalador vai te pedir para confirmar…
Sim, esse era meu plano! (vi que tinha essa opção nas instruções de instalação no site do Zorin) Agora estou tendo apenas uma dificuldade na hora de fazer o boot, tentei várias teclas para apertar quando ligo o computador, mas ele vai direto pro Windows, não me dá a opção de usar o USB com o Zorin vou procurar o manual da minha placa-mãe pra ver se tem alguma indicação que me ajude…
Geralmente é F2 ou Del pra entrar na BIOS, aí é colocar o pendrive no topo da lista. Ou tentar ir pra ordem de boot diretamente, costuma ser F8 ou F9, depende da placa.
Após instalado, se ir direto ao Windows, entra na BIOS e coloca o Zorin como primeira opção de boot (provavelmente a entrada se chamará Ubuntu)