[RESOLVIDO] Automatizar desligamento

Pessoal, existe alguma maneira de eu automatizar o desligamento da minha máquina, tipo deixar programado em algum determinado horário para desligar sozinha?

1 curtida

Tem nesse link no site do dio.

1 curtida

Qual distro vc usa?

No Linux Mint tem uma extensão com essa função chamada Shutdown Timer. Inclusive ela mostra a notificação no painel com o tempo restante para desligar/reiniciar/suspender o sistema. É bem intuitivo.

Acredito que tenha extensões assim para quase todas as distros.

3 curtidas

Você pode criar um shell script simples para realizar a tarefa

#!/bin/bash
#developed by: out-of-system
echo "Digite o tempo em minutos que você deseja para computador desligar:"
read m
shutdown -h $m
echo "Seu computador sera desligado em $m minutos!"

Edit: Salve o arquivo com a extensão .sh
no terminal execute ~ $ sh arquivo.sh

4 curtidas

Tem sim é muito simples, abra o seu terminal e escreva shutdown. Não há necessidade de instalar extensão muito menos criar um scritp

Exemplo: shutdown 10

Isso que dizer que daqui 10 minutos ele irá desligar, então depois que escrever shutdown você poem a quantidade desejada lembrando que é em minutos.

Espero que seja isso, boa noite :slight_smile:

4 curtidas

Muito obrigado pessoal, infelizmente não tem como eu selecionar várias respostas como a selecionada.
Mas parece que é um comando bem simples.

shutdown -h xx:xx

(onde os xx:xx é o horário que você quer que o pc desligue). Valeu a todos :clap::vulcan_salute:

1 curtida

Sei que o tópico está resolvido, mas talvez vocẽ tenha interesse em automatizar não só essa como outras tarefas. Para isso existe o Crontab (cronie). Aqui um video mostrando como funciona.

Abraço.

3 curtidas

Segundo o man do shutdown:
TIME may have different formats, the most common is simply the word ’ now ’ which will bring the system down immediately. Other valid formats are +m , where m is the number of minutes to wait until shutting down and hh:mm which specifies the time on the 24hr clock.
Já resolvido mas só documentando pra posteridade.
** De cara também pensei no cron rs.

1 curtida