(RESOLVIDO)Ainda vale em 2020 usar Banda Larga Fixa

Olá membros.
Gostaria de ler a opinião de vocês sobre um assunto do qual não consigui material consistente pela internet afora.

Neste ano de 2020 com o avanço das redes 4G, 4.5G e batendo a porta o 5G, ainda vale a pena ter banda larga fixa em nossas residências. Levemos em consideração o seguintes itens:

  • O custo em reais dos planos oferecidos.
  • Os itens que podem constar em tais pacotes(Redes sociais, Youtube,Netflix).
  • A entrega (ou não) das velocidades contratadas.
  • Os limites de consumo geral impostos pelas empresas.
  • A cobertura em cada região (4G/Fibra)
  • A comodidade no uso de cada uma (4G/Wi-fi Local).

No meu caso, para tomarem um norte.

Plano Celular: Tim Beta Lab 20Gb R$ 55,00
Plano Fibra: 80Mb por R$ 114,50

Lembro a vocês que não consumo mundos de conteúdo. Graças ao bom Deus abandonei o hábito de pular de distro sempre. O que me faz consumir muito menos banda hoje em dia.

Neste momento me parece mais rentável ficar somente com o pacote do celular(4G), mas gostaria de ler opiniões diversas antes de tomar um descisão final.

Valeu.

1 curtida

Olá @WArmond tem muitas variáveis nesse cenário.

Você consome streaming em Casa? Se a resposta for sim, nenhum plano móvel te atende. Por conta das franquias de dados o custo ficaria exorbitante.

Mora com a família? Vai pagar um plano de dados para cada um ou quando você sair todo mundo fica off-line?

Faça a conta. :wink:

:vulcan_salute:

2 curtidas

Um outro ponto a observar também, alem do que, é através do que.

Caso tenha notebook, desktop, smarttv, outros smartphone, pode consumir bem mais do que parece.

Além de não ter que compartilhar a sua internet do celular em caso de uma visita que solicite acesso a internet, por n motivos, não precisaria se preocupar em deixar os demais aparelhos sem rede ou você sem celular, caso esteja realizando alguma coisa em um note e tenha que sair com o seu aparelho.

1 curtida

Os questionamentos do nosso amigo @eddiecsilva são bem pertinentes.

Esses dois planos que você deu exemplo são coisas diferentes, o plano celular de 20Gb é a taxa de transferência mensal, chegando nesse limite, pode reduzir a velocidade ou travar sua navegação, vai depender do que diz o contrato. Já o plano fibra de 80Mb, seria a velocidade de navegação, sem limite de transferência.

Cada caso é um caso, eu por exemplo, tenho um plano celular de 4 gb, e não gasto tudo isso por mês, pois onde eu ando/trabalho sempre tem wifi, já em casa, para mim, não compensaria ter plano celular, pois consumo muito streaming, downloads, além do consumo da família.

1 curtida

Baixo muita série, anime, filme e ocasionalmente algum joguinho grande ou um grande volume de arquivos variados. Portanto, nem a pau que eu trocaria minha banda larga por um plano de celular.