Resolver partição não alocada

Há um tempo atrás resolvi mexer no particionamento do win10 e deixei assim:

Percebam no círculo vermelho está o não alocado.
Desejo fazer dual boot com linux mint então quero colocar mais espaço nesse não alocado (onde colocarei o MINT) diminuindo mais um pouco o C:.

Qual seria o melhor procedimento?

Seja bem vindo ao fórum @noobLin!

Não vou dizer que é a melhor forma, mas uma das formas mais simples é iniciar o seu computador usando uma mídia com uma distribuição, vou usar o Mint como exemplo por ser justamente o seu interesse.

O Mint possui uma aplicativo chamado Gparted (gerenciador de partições e discos), por ele será possível diminuir a partição C, conforme desejado e vir arrastando as demais para ela, deixando assim o espaço desejado para ampliar o espaço não alocado.

Aviso 1: caso esteja redimensionando ou movimentando uma partição e faltar luz, desligar o computador por qualquer que seja o motivo ou travar a sua máquina, pode ser que perca os dados. Caso possa realizar backup antes será a melhor opção.

Aviso 2: quando estiver diminuindo a partição, o sistema vai movimentar todos os dados para o inicio no intuito de disponibilizar espaço livre. O ideal é desfragmentar antes a partição (usando o Windows mesmo), porém, mesmo assim, pode demorar bastante para efetuar a operação (levando em consideração o tamanho da partição).

2 curtidas

Certo. Vou tentar a sugestão, com todos os cuidados possíveis, e darei os resultados!

1 curtida