Resolução tela notebook

Boa noite pessoal, eu tenho uma dúvida e gostaria que alguém me ajudasse. Um notebook com uma tela com resolução 768p (hd praticamente) terá um desempenho melhor comparado ao mesmo com a configurações idênticas mas se tivesse uma resolução de 1080p? Porque que eu saiba a resolução afeta muito o desempenho

Depende do que será realizado/computado. Por exemplo: jogos em 768p serão mais performáticos do que em 1080p, ainda mais por causa que a carga da GPU é alivida.
Mas para tarefas do dia a dia, pouco importa.

Em jogos quanto menor a resolução maior será o ganho de FPS. Consequentemente o jogo terá menos lag e o desempenho geral será maior. Dentro das limitações da máquina que você dispõe para executar este tipo de tarefa.

O jogo Albion Online tem uma opção chamada “Modo Tablet” ou algo parecido. Ao ativar essa opção o jogo fica “maior”, no entanto, isso limita a visibilidade do jogador. Há um ganho de FPS, mas o que o jogador é capaz de enxergar se torna diferente do que outro jogador, talvez um gank, é capaz de visualizar. Nesse caso e nesse tipo de situação a chance de um jogador ser atacado de surpresa é maior e dá mesma maneira se dá para a sua possível fuga. Enfim… A questão nem era essa.