Resolução de Tela no XFCE

Estou tendo problemas com a resolução de tela no XFCE não importa qual distribuição eu utilize.

Meu notebook tem a resolução de 1366x768 (16:9) 60 Hz, qualquer outra interface gráfica que eu utilize funciona normalmente. porem o XFCE 4.x “Quebra a Tela”, ele só funciona direito quando mudo para 1280 x 720. Vou deixar uma imagem abaixo do que esta acontecendo e as configurações do notebook.

Agradeço se algum souber o motivo.

Modelo: Aspire 3 - A315-41
Processador: AMD Ryzen 5 2500U
Placa de Video: AMD Radeon Vega 8

Nunca tinha visto esse problema no xfce, então não sei o que pode ser. Porém, em pesquisaria com calma no fórum oficial, com certeza deve ter alguma coisa, pelo menos, próxima do seu problema por lá.

Fórum xfce

Puts, jovem… Meu pai teve esse probelma com o note dele, porém o mais bizonho foi que não foi somente com o XFCE, mas sim com distros baseadas no Ubuntu. o laptop dele possui especificações semelhantes ao seu:
ryzen 5 3500u
Vega 8
12gb de ram

Eu sou desconfiado quando as RAM são assimétricas, ainda mais se tratando de gpu integrada. Opção e opnião minha mas eu passo longe de laptops com RAM assimétricas.

@freitas Se for o caso seu, testa o sistema com 1 pente de RAM para ver se funcionária melhor.

:pray:

Bom ponto, amigo. O que eu esqueci de mencionar a cima foi que o laptop antes rodava com um Hd, mas depois que foi inserido um ssd (boot + swap de uns 2gb e a ./) e o HD manteve-se (/home), ele começou a dar pau. E, por mais estranho que pareça, ele não dá pau com o POP!_OS. Suspeito de ser alguma “bruxaria” da System76 :sweat_smile:

1 Curtida

Obrigado a todos pela ajuda.

o usuário hugoleal85 de outro fórum me mostrou a solução, que inclusive esta aqui Diolinux Plus

2 Curtidas