Pessoal estou usando o Kubuntu 24.04 com KDE plasma. Tenho uma GPU AMD RX 580 conectada a uma Panassonic Viera 32" pelo HDMI. Pois bem, dentro sistema, após feito login e tudo carregado, a resolução da tela fica em 1080p (1920x1080) contudo a resolução da tela de login está diferente. A mim aparenta estar em 720p. Mas não consigo saber exatamente qual resolução está. Então, minha dúvida é:
Onde eu ajusto isso?
Procurei no sistema aqui e não estou encontrando. Apenas a resolução do ambiente de trabalho é o que acho pra mudar. Confesso que está bem esquisito a tela de login com outra resolução.
Obrigado!
Nesse caso, você vai precisar interagir um pouco com arquivos de texto.
O que você vê na tela de login, no mundo Linux se chama Display Manager. Deveria se chamar Login Manager, mas tá bom.
O Display Manager do Kubuntu é o SDDM. É o padrão do KDE Plasma.
Aparentemente você tem que editar o seguinte arquivo:
/usr/share/sddm/scripts/Xsetup
E incluir a linha:
xrandr–output HDMI-1 --mode 1920x1080
Depois, reinicia o computador, e boa sorte! Não testei aqui mas acho que é assim que resolve.
Para editar esse arquivo:
sudo nano /usr/share/sddm/scripts/Xsetup
No terminal.
1 curtida
Posso adicionar isso em qualquer local do arquivo em questão?
Acredito que sim.
Vou testar aqui só pra ver se funciona, por que preciso mudar a taxa de Hz na tela inicial.
Ah, olha bem o comando. Não é ‘xrand’, é ‘xrandr’. Eu digitei errado.
1 curtida
O sddm verifica todos os monitores conectados e, teoricamente, usa a maior resolução possível para o login ser mostrado em todos os monitores. Como há um monitor ligado no hdmi, provavelmente a resolução daquele monitor não é 1080p.
Aqui em casa acontece algo parecido, mas somente quando a TV está ligada quando ligo o computador. Como geralmente eu deixo o computador em suspensão de um dia pro outro, não me atrapalha. Segundo é que na maioria das vezes a tv está desligada quando eu ligo o computador.
Agora: não tem um módulo do sddm na “configurações do sistema” do Plasma? É uma tela onde dá pra selecionar tema do sddm e talvez a resolução dele por lá?
2 curtidas
Eu uso uma TV Panassonic Viera 32pol. como monitor. Deve ser por isso que a resolução da tela de login fica diferente. Apesar de, no sistema, conseguir usar em1080p 60Hz. O recomendado, entendido pra essa TV, é 720p. Estou tentando vendê-la para adquirir um monitor 120Hz ou 144Hz.
Isso melhorará as coisas por aqui. Mesmo assim obrigado!
1 curtida
Referente ao SDDM não encontrei nada mais no Plasma além da possibilidade de escolha de qual tela de login quero usar.