Ok, gente, eu sei que tem alguns tópicos parecidos, mas como meu problema aqui é um tanto complexo, preferi abrir um novo…
Bom, eu tenho duas distros Linux instaladas (Manjaro, em ext4 e Garuda, em btrfs - primeiro complicador, btrfs é enjoado). Instalei um kernel à parte, o Xanmod, e funcionou direitinho, abri pelo grub do Manjaro e foi tudo bem. Um detalhe: o Manjaro é conhecido por ter problemas em bootar pelo grub de outras distros, e é recomendado usar o grub do próprio Manjaro. Contudo, neste caso, o grub do Garuda lidou bem com o Manjaro, isso até agora…
Como é o Garuda que gerencia os boots, lá fui eu pra ele atualizar o grub pra incluir o novo kernel. Preguiçoso como sou (ou prático), abri o grub-customizer. O os-prober fez o trabalho dele, achou tudo e pediu pra salvar o novo grub. Aí veio o erro, um erro de sintaxe numa linha lá no final do grub:
Abrindo com o nano, vejo a primeira coisa estranha: o grub não tem 363 linhas, só 354. Mas ok, abri com o mesmo nano o arquivo grub.cfg.new e mandei ele achar a linha 363. Eis o que é, parece um erro de if… then onde não haveria a variável
O que li por aí se resume em duas coisas: NÃO USE GRUB CUSTOMIZER em distros com btrfs e rollback; e recomendou-se, simplesmente, reinstalar o sistema, pq depois de instalado o grub customizer, desfazer o que ele faz é bem difícil.
O que eu pensei de possível solução - destruir os arquivos de grub, desinstalar o grub-customizer e refazê-los do zero. Para tanto, preciso rodar por um live USB e fazer via chroot? Ou consigo pelo próprio sistema carregado?
Fica a dúvida minha e o desafio aos amigos e amigas do fórum…
Ajuda, @chimpa_theist, @RuKsu, @swatquest, @Capezotte?