Requisidos básicos (e mínimos) antes de deixar o windows e migrar para o linux

O LibreOffice em si é bem competente e muito completo (eu mesmo o uso para escrever meus livros), mas no que diz respeito à compatibilidade com os formatos do Microsoft Office, o WPS Office ainda é a opção mais viável (talvez você queira dar uma lida neste tópico). Dois exemplos práticos:

1. Os professores das universidades geralmente pedem que os trabalhos estejam com as fontes Arial ou Times New Roman. Elas não estão nativamente no Linux e quando você tenta usá-las no LibreOffice, se não me engano esta suíte de escritório usa fontes similares.
  2. Já vi revistas científicas exigindo que o trabalho estivesse formatado na fonte Cambria, também inexistente no Linux.

Bom, eu só quis deixar o aviso para você não ter trabalho depois :slight_smile:

Você pode fazer tudo isso e muito mais em qualquer ambiente gráfico, mas meu ponto é que certos ambientes gráficos exigem mais da sua máquina. E seu computador não tem o hardware mais recente. Talvez ele se dê bem com o KDE Plasma e o GNOME, espero que sim, mas já deixo logo avisado que o XFCE é uma boa opção para computadores mais antigos.

Para você ter uma referência, meu notebook tem 4GB de RAM, processador i3-7020U e processador gráfico Intel HD Graphics 620. Roda o KDE Plasma numa boa.