Glr, possuo 1 SSD com o /, /boot e /backup e um SSD com o /home;
existe alguma possibilidade de pegar o /home que está no 2° SSD e alocá-lo no espaço livre do 1° SSD?
Você vai ter que fazer um setup um pouco mais complicado, chamado LVM, pra poder ter uma única tabela de partições que envolve vários discos, até onde eu sei.
acho que não se aplicaria para um “transplante” de uma partição x para um outro local.
Ah, você que duplicar a sua home para o primeiro SSD, certo?
Para isso tem o comando sudo cp -a
, que copia os arquivos preservando as permissões, usuários-donos, etc., praticamente um backup.
Crie uma nova partição no espaço livre do SSD com um sistema de arquivos (geralmente Ext4) e use:
sudo cp -a /home/* /run/media/usuario/nova_particao/
E depois mexa na inicialização para nova partição contar como home.
Se o espaço livre no primeiro SSD for maior ou igual à partição home do segundo, tem outra opção, usar o DD direto para copiar os dados brutos:
sudo dd if=/dev/homeantiga of=/dev/novaparticao status=progress
(atenção para não inverter a ordem nem sobrescrever acidentalmente /boot, /backup, etc.)
Copiar os dados brutos também dá um mesmo “identificador único” (UUID) para as duas partições, o que pode dar confusão no boot. Pra diferenciar, pode-se usar o Gparted ou pelo terminal (partição Ext4):
tune2fs -U random /dev/homeantiga # ou mesmo a nova e depois mexer na inicialização
Aplicando este método e apagando a /home do SSD atual, rodaria tudo tranquilamente? vou fazer agora
No caso, entrar em modo live? não entendi.
Editar o /etc/fstab
, usando o Gnome Discos, etc.