Reparticionar SSD's

Glr, possuo 1 SSD com o /, /boot e /backup e um SSD com o /home;
existe alguma possibilidade de pegar o /home que está no 2° SSD e alocá-lo no espaço livre do 1° SSD? :grinning: :grinning: :grinning:

Você vai ter que fazer um setup um pouco mais complicado, chamado LVM, pra poder ter uma única tabela de partições que envolve vários discos, até onde eu sei.

https://wiki.archlinux.org/index.php/LVM_(Português)

1 curtida

acho que não se aplicaria para um “transplante” de uma partição x para um outro local.

Ah, você que duplicar a sua home para o primeiro SSD, certo?

Para isso tem o comando sudo cp -a, que copia os arquivos preservando as permissões, usuários-donos, etc., praticamente um backup.

Crie uma nova partição no espaço livre do SSD com um sistema de arquivos (geralmente Ext4) e use:

sudo cp -a /home/* /run/media/usuario/nova_particao/

E depois mexa na inicialização para nova partição contar como home.

Se o espaço livre no primeiro SSD for maior ou igual à partição home do segundo, tem outra opção, usar o DD direto para copiar os dados brutos:

sudo dd if=/dev/homeantiga of=/dev/novaparticao status=progress

(atenção para não inverter a ordem nem sobrescrever acidentalmente /boot, /backup, etc.)

Copiar os dados brutos também dá um mesmo “identificador único” (UUID) para as duas partições, o que pode dar confusão no boot. Pra diferenciar, pode-se usar o Gparted ou pelo terminal (partição Ext4):

tune2fs -U random /dev/homeantiga # ou mesmo a nova e depois mexer na inicialização
3 curtidas

Aplicando este método e apagando a /home do SSD atual, rodaria tudo tranquilamente? vou fazer agora :smiley:

No caso, entrar em modo live? não entendi.

Editar o /etc/fstab, usando o Gnome Discos, etc.

1 curtida