Renomear arquivos na janela de upload

Olá galera,

Tem alguma maneira de renomear um arquivo antes de ser enviado? Por exemplo, abro o gmail, clico no clip para fazer o upload, quando a janela abre, renomear o arquivo ali antes de ser anexado.

Por exemplo, renomear o arquivo “Comprovante de Matrícula” antes dele ser anexado no email.

Sistema: Ubuntu 20.04 / Gnome

Obrigado.

1 curtida

Olá @unGuest seja bem-vindo :wave:t2:

Curioso isso, eu nunca tinha prestado atenção mas parece que o Nautilus, gerenciador de arquivos do Ubuntu, não tem este suporte, mesmo apertando F2 antes de enviar o arquivo.

Então a sugestão que eu daria, não é tão interessante pois causa redundância de aplicativos mas, seria tentar outro gerenciador de arquivos como o Nemo, Thunar, PCMan File Manager, etc… ou aguardamos alguém nos sugerir algo mais interessante.

:pray:t2:

@RuKsu, ele renomeia sim, mas no Nautilus mesmo, no blob (a janela que abre ao abrir um arquivo num navegador, por ex.), não sei… vou testar aqui… mas ele pode simplesmente criar uma cópia no nautilus, renomeá-la e dps deletar o arquivo
EDIT: realmente, no blob ele não deixa renomar mesmo

1 curtida

@Rodrigo_Chile eu fiz um teste aqui com o botão direito e com o f2 num arquivo print screen e não apareceram as opções de renomear na hora de enviar. Usei o Google Drive através do Firefox como tentativa de renomear antes do upload. Direto no gerenciador Nautilus dai é normal renomear.

1 curtida

Obrigado a todos pela colaboração… vou renomeando pelo Nautilus mesmo antes de fazer o upload.

1 curtida

Pressiona Alt e a letra R, isso é pra GTK 2, sem garantias de funcionar, mas vale o teste

Obrigado por responder… mas também não deu.