Renderização do WhatsApp web com o Firefox

modifiquei as mesagens anteriores…

pensei que você tivesse usando Arch…

Ubuntu aceita a configuração de videos…

sobre aceleração é feita automaticamente.
@u_lts
Achava que ele usava arch…

1 curtida

Mas ele está, ué.

1 curtida

adicionado a informação novamente.

1 curtida

Qual a DE que está usando?

1 curtida

uso AMD RX 580 e recomendo Wayland, assim não vai precisar editar nenhuma config do xorg…

1 curtida

Muito obrigado a todos pela resposta!

Eu percebi que possa ter me equivocado na instalação dos drivers, eu havia instalado os pacotes libva-utils e libva-mesa-driver, o que indica no link que são para a série 2000. Os removi e instalei os pacotes vdpauinfo e mesa-vdpau.

Apliquei os arquivos de .conf que você cita.

Desabilitei a aceleração de hardware do Firefox e nada.

Minha placa de vídeo em questão é uma RX550.

GNOME.

Testei em Wayland e o mesmo problema. Tinha deixado de usar Wayland por falha em alguns apps (ulauncher, plank e o drag and drop do file roller).

Só aplique o conf para sua placa, não os 2

1 curtida

Sim, apliquei apenas o segundo.

Sem resultado até agora.

Edit:

Saída do comando:

sudo journalctl -b --grep='vdpau | dri driver'

mar 25 14:43:23 k6-2-500 /usr/lib/gdm-x-session[1233]: (II) AMDGPU(0): [DRI2]   DRI driver: radeonsi
mar 25 14:43:23 k6-2-500 /usr/lib/gdm-x-session[1233]: (II) AMDGPU(0): [DRI2]   VDPAU driver: radeonsi
mar 25 14:58:14 k6-2-500 dbus-daemon[524]: [system] Activating via systemd: service name='org.freedesktop.home1' unit='dbus-org.freedesktop.home1.service' requested by ':1.181' (uid=0 pid=25827 comm="sudo journalctl -b --grep=vdpau | dri driver")

Suponho que esteja ativo.

Vc leu no arck wiki?

WebRenderer (Firefox) corruption

Artifacts and other anomalies may present themselves (e.g. inability to select extension options) when WebRenderer is force enabled by the user. Workaround is to fall back to OpenGL compositing.

Tem que habilitar opengl.

Contudo, desabilitando na comfiguração deveria funcionar.

Faz um teste.

Apague a pasta .cache e reinicie a sessão.

Caso não funcione

Tente criar um novo usuário e faça novamente o teste no firefox.

1 curtida

Enable WebRender compositor

WebRender is a GPU based 2D rendering engine, written in Rust. It is the compositor that powers the Servo browser engine project, instead of the Gecko compositor. It improves performance on supported hardware, fixes some black visual glitches when the OpenGL compositor is used.

layers.acceleration.force-enabled to true

Sim, li a Wiki. Já tinha lido esse trecho e aplicado essa flag antes. Sem resultado.

Sem resultado.

Idem sem resultado.

Nos Chromium seguem normais.

PS: Eu noto esse problema apenas no WhatsApp Web, em outros sites não notei ainda nenhuma anomalia.

Você desativou o WebRender, após ativar opengl…

Depois vejo que pode ser.

Tente usar dri 2 e não o 3

1 curtida

Veja isso: Font configuration - ArchWiki

1 curtida

Sim.

Executei isso e também sem sucesso.

@MotaC

Veja se resolve com isso

Boa sorte.

2 curtidas

Eu já havia passado por este link, inclusive cito essas modificações no primeiro post. Infelizmente sem sucesso.

Seguirei pesquisando e ver o que consigo pra resolver.

Edit: Suponho que talvez seja alguma fonte faltante, já que se eu desmarcar a opção “Permitir que páginas escolham as próprias fontes, ao invés das selecionadas acima” esse problema relatado não ocorre.

Ok . Informação nova.

Tem as fontes apropriadas para firefox. Não me lembro no momento, mas depois adiciono aqui
Contudo recomendo ver o tamanho. 16 é o ideal, acima disso pode talvez ocasionar erros

1 curtida

To acompanhando esse tópico e esse problema ta mt esquisito. Pessoal do Arch ja confirmou q ta normal nos sistemas deles, e a config padrão do Firefox era pra funcionar sem precisar alterar nda. Me parece q nas versões em flatpak ta normal tmb.

1 curtida

Adiciono também que se eu elevar o zoom da página para 110%, a proporção da letra fica igual em ambos os navegadores e o problema também some. Em compensação aumenta o zoom dos outros elementos da página e estraga a visualização não só do WhatsApp.

Muito esquisito mesmo e como foi desde a instalação fico na dúvida se foi algo que eu fiz, algo que aconteceu em decorrência de algo que fiz (uma dependência ou configurações) ou algo que eu deixei de fazer.

Ou é uma trolagem do WhatsApp web, já que percebo o problema apenas nele.

Sigo investigando.

Tente usar outra fonte, eu uso a Roboto em tudo.

1 curtida

Já testei várias combinações, DejaVu, Noto, Ubuntu… dá no mesmo.

Alguma das modificações de fontes que fiz:

sudo ln -s /etc/fonts/conf.avail/70-no-bitmaps.conf /etc/fonts/conf.d
sudo ln -s /etc/fonts/conf.avail/10-sub-pixel-rgb.conf /etc/fonts/conf.d
sudo ln -s /etc/fonts/conf.avail/11-lcdfilter-default.conf /etc/fonts/conf.d
/etc/profile.d/freetype2.sh

export FREETYPE_PROPERTIES="truetype:interpreter-version=40"