Recentemente, inclusive graças a um tópico gerado aqui mesmo no fórum sobre o Firefox, resolvi voltar usá-lo mais à fundo como uso diário para comparar como está de fato atualmente em relação aos concorrentes.
Indo direto ao ponto, um dos acessos que faço é no WhatsApp Web e acabei percebendo uma coisa peculiar no uso. Observem na imagem abaixo que as letras “g” (especificamente no exemplo) e “j” ficam “comidas” na parte de baixo do campo de digitação.
Mais precisamente há uma rolagem vertical nesse campo e que faz com que o comportamento seja esse. O mesmo não ocorre se eu usar um navegador de base Chromium como o Brave por exemplo.
Já fiz alguns ajustes no about:config nas flags gfx.font_rendering e não consegui normalizar isso. Pesquisas pelo Reddit também não me retornaram resultado esperado.
Algum de vocês passa pelo mesmo problema? Ou se passou como conseguiu resolver? Penso que não é uma falta de fontes, já que no outro navegador tudo funciona normalmente. Ou é o caso de chutar o balde de vez e tratar o Firefox como batalha perdida, apesar dos recursos?!
Em “about:support” a opção “composição” está “webrender” ou “webrender (software)”? pois dependendo do hardware/versão do opengl suportado o Firefox pode não oferecer aceleração por hardware.
Está usando Firefox na última versão? Testou flatpak, snap, deb…? tentou abrir o Firefox com outro perfil?
Boa tarde! Acredito que o problema não esteja diretamente no Firefox, mas no sistema (distro) que vc está usando. Segue abaixo um print do whatsapp Web no Firefox em meu Ubuntu 20.04 renderizado de forma correta (como deve ser).
Uso (iniciando) no Arch, então é a última versão dos repositórios. Não cheguei ainda a testar outros formatos nem outro perfil, mas irei verificar.
Edit: Testado com a versão Flatpak, mesmo comportamento da imagem.
Estou utilizando o Arch, fiz os procedimentos que a Wiki indica para a instalação das fontes e ainda assim não resultou em nada.
Aliás as fontes foram uma das primeiras coisas que verifiquei. Fiz uma comparação com o Ubuntu nas configurações de fontes, fiz os mesmos ajustes de lá e também sem resultado.
Vi mais cedo essa seção de troubleshoot, no caso creio eu, o tópico especificamente sobre o Firefox.
by going to about:config and setting gfx.webrender.all to true. Restart Firefox for changes to take effect.
Estava como false, mudei para true, idem, mesmo comportamento. Suponho que o blocklisted se deva a falta de suporte de hardware, mudei de volta a flag acima para false.
Já tinha feito isso, mas só funciona se eu desmarcar a opção para os sites usem a fonte do navegador. Testei com a Noto (a que está) e a DejaVu.
Se a informação de que está ativa é a que postei no post #7, então deve estar. Algum outro comando para verificar se está ativa?
Eu segui e instalei os pacotes indicados neste link. Horizon Chase talvez não seja um parâmetro para avaliar mas tem funcionando muito bem. Creio que se tivesse algum erro ele não funcionaria ou funcionaria mal.
Essa flag estava desabilitada, habilitei e sem efeito.
PS: Estou amando a experiência com o Arch, só esse ponto aí do Firefox que me pegou.
Eu acho que o problema não está na decodificação vaapi, q só serve pra reprodução de vídeos usando a GPU. Sugiro verificar configurações no sistema visto que o Firefox funciona normalmente em outras distros.
Se estiver falando do vaapi funciona no X11 desde a versão 85. Mas como falei n acho q tenha a ver com o problema. Na verdade todo o suporte completo a GPU no Firefox já funciona a bastante tempo, pelo menos em distros da família Ubuntu.