Remover raid 0 no Acer Nitro 5 com Pop_OS

Comprei um Acer Nitro 5 com o Endless OS. Troquei, depois de muita luta, para o Pop OS 20.04 LTS. Os dois HDs que vieram nele, um SDD NVMe de 128 GB e outro HD mecânico de 1 TB, estão em RAID 0. Quando fui instalar o Ubuntu, apareceu esse aviso.

O sistema não está nada fluido dessa forma. Tentei editar uma simples imagem vetorial no Inkscape e travou tudo. O sistema demora muito pra ligar e demais programas executam cobrando muito da placa dedicada, uma GEFORCE GTX 1650 com 4GB e a RAM com 8GB. Está estranho. Meu notebook velho dá de olé nesse.

Vou formatar novamente e a pergunta é: terei algum problema se eu remover o HD mecânico e deixar o sistema apenas no SDD NVMe? Não preciso de espaço. 128 GB resolve pra mim.

O ideal que eu penso era deixar o sistema no SSD NVMe e o outro HD usar para guardar arquivos.
Utilizo o Linux desde 2009, mas nesta parte não entendo muito.

Abrir o notebook e remover HDs é fácil. Só não entendo sobre as consequências disso, em relação aos HDs que vieram em RAID 0.

Já entrou na BIOS Setup para configurar isto? A maioria de HDs/SSDs com tecnologias diferentes contam com opções no Setup para mudar o tipo de conexão (RAID, AHCI, IDE, etc)

Pesquisei na BIOS e não achei nada. Esqueci de mencionar no tópico. Me perdoe. Sobre a pergunta, terei problemas?

Ctrl+S na aba main, Daí será exibida a opção para mudar de RST para AHCi. Em AHCI você poderá instalar sistema nos dois drivers.

1 Curtida

Vou testar. Mas não entendi quando disse “instalar nos dois drivers”.

O ctrl+s deu certo. Ao aplicar, os HDs aparecerão separados? No momento está rodando o Pop OS.

Vou formatar novamente e a pergunta é : terei algum problema se eu remover o HD mecânico e deixar o sistema apenas no SDD NVMe? Não preciso de espaço. 128 GB resolve pra mim.”

Com esse procedimento, vc poderá utilizar tanto o SSD quanto o HD. Tanto para arquivos quanto para sistemas. Aqui no meu mantive o windows instalado no SSD de 512GB que veio no note e instalei o linux em um SSD de 480GB que instalei no notebook.

Perfeito cara. É o que quero. Vou começar aqui.

1 Curtida

Muito obrigado pela ajuda. Agora sim o sistema está fluido. Abraço!

1 Curtida