Remoção Arquivos Estranhos

Remover Arquivos Persistentes Linux

Preciso remover esses arquivos que baixei da minha máquina Windows.

Tentei os seguintes comandos…

rm “arquivo”
rm -f “arquivo”
rm “arquivo” (com asteristicos dentro de aspas).

Não consegui de nenhuma maneira. Ao tentar os comandos, aparece a mensagem dizendo que os arquivos ou diretório não estão disponíveis. Reiniciei a máquina, tentei como root e nada. Alguma sugestão? Não tenho muita experiência com caracteres no terminal.

Screenshot_remoçãoarquivos

Obrigado pela ajuda!

1 curtida

apaga pelo gerenciador de arquivos

Mesmo assim, não deu certo.

Já tentei renomear. Não deu certo.

vc pode fazer, tipo, rm -rf *.mp4
mas se tiver mais arquivos .mp4 que vc não quer excluir eles vão juntos, então vc vai ter que “gambiarrar”

1 curtida

Sim. Já fiz isso, porém mesmo assim, não funcionou. Geralmente, a opção -r somente apaga arquivos ou diretórios recursivamente e a opção -f força. Ao tentar esse procedimento a saída do comando é 0 mas quando executo “ls” para listar os arquivos, ainda estão lá. Já reiniciei e mesmo assim, não some.

quando vc usa tab, ao invés de digitar o nome, ele apaga?
se o rm não conseguir tenta outros, o shred, por exemplo

1 curtida

Sim. Estava utilizando TAB, depois percebi que o nome do arquivo mudava. Então, digitei o nome corretamente. Acredito que o problema está relacionado ao caracter $ que o sistema está interpretando. Não sei como dar escapes nesse caracter de forma correta e estou com medo de fazer cagada. kkk.

com a \
rm -rf Te\$tando\ 1\ 2\ 3.mp3

Veja essa imagem. Aqui o comando tem saída 0 como se estive excluido o arquivo. Quando executo ls me deparo com o arquivo na pasta visualmente pelo terminal e pelo gerenciador de arquivos.

Screenshot_remoçãoarquivos2

isso é a partição do Windows né? vc reiniciou o windows ou desativou o fast startup antes de entrar no linux pra apagar?
as partições do windows são montadas “somente leitura” se o fast startup estiver ligado

1 curtida

Baixei esses arquivos do Onedrive para o Linux.

tentou com o shred?
shred -ufvz opera...blablab.mp4

e sei lá… muda permissão?
sudo chmod 777 operablablabla.mp4 && rm operablablalba.mp4

1 curtida

Ok. Vou tentar e depois deixo aqui comentário. Valeu, obrigado.

1 curtida

Eu já enfrentei um problema semelhante muito antigamente e
fiz o seguinte, movi os meus arquivos do diretório com problema e
removi e recriei o diretório…
O problema são esses nomes de arquivos… Quem sabe se vc tentar escapar eles:
$ rm ~/Downloads/Opera+\'\$\'\\272\'\'+\'\$\'\\372\'\'o\ 17\ 05\ 2019.mp4
ou
$ rm "$HOME/Downloads/Opera+'$'\\272''+'$'\\372''o 17 05 2019.mp4"

3 curtidas

Primeiro de tudo, quais são os arquivos e onde estão localizados???

Já tentei e não deu certo. Vou tentar novamente.

Eu baixei do onedrive onde tenho alguns arquivos que estão na máquina windows. Eles estão na pasta Downloads. Já tentei alguns escapes e não deu certo. A saída do comando é 0, ou seja, o comando é executado com sucesso mas quando vou listar ou abrir o gerenciador de arquivos, eles ainda estão lá visualmente. Deixei uma imagem no primeiro post.

Aqui um exemplo do comando executado com erro e uma segunda tentativa forçando a exclusão sem escapes.

Mesmo na segunda tentativa a saída do comando dando 0 o arquivo ainda permanece na pasta.

Com escapes e erro

Sem escapes e saída zero

1 curtida

O problema é que vc não está escapando os caracteres corretamente.

Especificamente, o problema é que você deve escapar a barra invertida, pois há uma barra invertida no nome do arquivo. Não adianta ser de outra forma, para escapar uma barra invertida vc tem que adicionar uma outra , assim um \ vai ficar \\ , como no meu exemplo anterior (acho que vc poderia até copiar e colar e rodar o meu ex)

1 curtida