Relato - O dia que fui enganado pelo Linux e apanhei de um cabo sata

Eu tenho um servidor em casa e fui passar 3 dias fora de casa. Por coincidência o server começou a apresentar comportamentos estranhos durante a minha ausência em casa. O CasaOs não carregava direito na VPN, o servidor de mine se recusava em levantar, o nextcloud não logava, dava bugs em vários aplicativos e por ai vai. Tentei reiniciar o Nginx, reiniciar o server, olhei as configs dos conteiners, e estava tudo certo.

Pois bem, fiquei com uma pulga atrás da orelha, será se o servidor foi de comes e bebes? Será se fui hackeado? Irineu, você não sabe e nem eu.

Cheguei em casa para analisar o que aconteceu, notei que o SSD do sistema simplesmente tinha lotado, mas como poderia ter acontecido se a uma semana atrás estava utilizando por volta de somente 10 GB.

Limpei imagens nao utilizadas do docker, diminui 7 gb somente, limpei o apt, limpo nem 100 mb direito. A mente do palhaço ficou naqueles pique, até que deu exatamente 12h da manhã, e eu vi o meu sistema consumindo os gb que eu tinha acabado de liberar. Pensei: “Pronto, fiz a proeza de pegar virus no linuq”.

Fui no chatgpt e ele deu a ideia de mover o programa docker pro HD, nesse momento já estava era desesperado, nem fazia sentido já que o volume dos dockers ja era no HD.

Liberou algum espaço, e eu lembrei de fazer um backup no HD com RSync.
E voltou a consumir o espaço no SSD de novo. Bingo, foi ai que meus miolos funcionaram e pensaram: " Se aumentou agora desse ser pq deu problema nos HD"

Resolvi analisar fisicamente o servidor e achei o sem vergonha que causou todo o problema. A trava do cabo sata estava danificada e o cabo tinha se soltado, já que eu tenho o costume de torcer os cabos. Ou seja, o meu rsync que estava fazendo os backups automáticos para mim, não localizou o HD de backup e simplesmente mandou tudo pro próprio SSD, lotou o próprio e crasheou praticamente tudo.

Agora para resolver é relativamente fácil. Desliguei ambos HDS para ter certeza que eu apagaria os arquivos do SSD e nao dos HDS, apaguei os arquivos do SSD, apaguei os logs do sistema, limitei os logs para somente 3 dias, liguei os HDS e bingo, estavam lá todos meus arquivos.

Só perdi as instalações do CasaOS e containers(Já que quando eu suspostamente movi o docker para o hd na verdade ele foi para o próprio SSD, mas como todos os volumes estavam no HD, já levantei todos os containers como estavam anteriormente.).

Beba água, faça backup e não confie no comando LS, para ter certeza do disco físico utilize df -h /(localdemontagem)

6 curtidas

veja o lado positivo: como vc aprendeu, não é mesmo? rsrsrsrs

3 curtidas

Aprendi na marra kkkkkk

2 curtidas

Olha só quem deu sinal de vida :rofl:
Também já passei por problemas que pareciam não fazer sentido, daí quando fui perceber, era trapalhada minha mesmo.

2 curtidas