Relato de um usuário, recentemente feliz

Olá eu sou o Levi, e GRAÇAS A DEUS eu esto conseguindo trabalhar com Linux como S.O principal, já tem umas semanas.
Estou usando o Debian 13 com o Plasma e tudo, como se é de esperar do Debian, está indo muito bem.

Eu sou um usuário que tem umas peculiariadades em relação ao trabalho da minha mulher, que tem algumas máquinas da Silhoutte, máquinas de corte de papel, e elas tem software proprietário, que não funcionam com o Linux pelo Wine ou Bottles ou outra aplicação.
Tem uma extensão com o Inkscape mas é algo não muito prático quando vc já tem um fluxo de trabalho e algumas dependências do programa da máquina.

Recentemente eu comprei outro pc: i7 de 8th gen com 16gb de ram. Máquina muito boa.

Decidi que iria fazer o linux funcionar aqui pra mim de uma forma ou de outra e tudo o que eu poderia fazer com o Linux eu iria fazer e iria trabalhar com virtualização do Win10 pra fazer funcionar apenas a máquina de corte, e pra minha surpresa, tudo funcionou!

Estou usando o Gnome Boxes pra virtualizar o Win10 e a única coisa que tá rodando lá o Silhouette Studio e o Affinity, apenas pra gerar o SVG de alguns trabalhos já gerados.

Tudo está funcionando bem:

• Artes com o Inkscape
  • Impressão com impressoras Canon G6010 e Epson L6171
    • Tive maior sucesso com elas conectadas pelo USB, pelo wifi funciona mas demorava muito a iniciar a impressão

O fluxo de trabalho está muito bom!
O Debian voa nessa máquina!

Graças a Deus está tudo bem.

Relatos pra quem possa ser útil

Salve! Tudo bem contigo?
Bacana saber que conseguiu montar um fluxo que te atende com qualidade.

:vulcan_salute:

Ed, eu quase que maratonei os vídeos sobre o Debian 13 que tem no canal.
Me ajudou bastante na escolha

Sou suspeito para falar, mas para estações de trabalho que precisam de alta disponibilidade e baixa manutenção distros como o Debian e Mint são um espetáculo.

:vulcan_salute:

meus parabens! Debian é excelnete escolha e quanto tem 16 GB de RAM ai é que fica bom

Instalei o Debian 13 KDE no PC da minha mãe e virtualizei o Windows 11 IoT LTSC nele. Para facilitar a troca de arquivos, configurei o acesso à pasta Home do Linux direto no Windows usando o WinFsp e o VirtIO-FS Service assim se ela precisar de programas proprietarios do widows não fica na mão.