Reinstalando um sistema pra servidor CasaOs, computador velho

Bom dia / tarde / noite a todos

Sou um completo iniciante em Linux e seguindos os tutoriais do Diolinux consegui pegar um laptop velho aqui de casa (Samsung NP350XBE 15.6’’ Intel Celeron 1.8GHz 4GB HD-500GB) e consegui instalar o windows 10 e o Ubuntu Studio 22.04.
A ideia inicial era instalar um casaOS ou umbrel no Linux e fazer um mini servidor de filmes aqui pra minha casa.
Tudo instalado, menuzinho grub pra escolher Windows/Linux no boot, estava pronto pra partir pro desafio “servidor de filmes”

Acabei achando o Ubuntu Studio muito pesado pra esse computador e provavelmente pra fazer esse papel de servidor. Olhando outros tutoriais do youtube - diolinux e outros - me pareceu que eu deveria ter escolhido um Linux Mint ou Xubuntu, sistemas mais leves aparentemente.

Minha dúvidas:

• É possível eu instalar algum desses dois sistemas sobrescrevendo o Ubuntu Studio sem perder esse menu grub do boot pra escolher entre windows e linux? Seria só escolher a partição do Ubuntu instalar por cima e ir adiante?
  • Alguém tem uma recomendação de qual seria melhor/ mais leve, se o Xubuntu ou Linux Mint? Só pra constar eu não tenho nenhuma função pra realizar no Linux, exceto essa função de servidor de filmes e eventualmente um editor de texto e navegação web. Talvez depois que eu me aprofunde no sistema, mas ainda sou MUITO cru e isso seria num outro momento.

Muito obrigado a todos e graças a essa comunidade eu finalmente resolvi dar meus primeiros passos no Linux. Abraços a todos!

O Ubuntu Server é uma ótima opção, assim como o Debian Server, sem interface gráfica se instalar o ubuntu server porcima ele reinstala o grub, mas como sempre faca backups so p garantir.

2 curtidas

Vou começar pelo Xubuntu, só por causa da interface gráfica, sou muito cru ainda pra usar só linhas de comando - não tenho nada contra, era DOS user e só embarquei no windows depois da v3.11, mas preciso aprender ainda.
Imagino que se o Ubuntu server reinstala o grub, o Xubuntu deve fazer a mesma coisa, né?

1 curtida

Sim, é possível. Nesse caso, você apaga o Ubuntu formatando a partição e instala a outra distro que você quer.

Os dois são bem leves. Pode ir com qualquer um dos dois e acho que a diferença seria bem negligenciavel. Mas o Xubuntu leva vantagem por ter a opção da Instalação Mínima, onde é instalado apenas o Navegador e utilitários básicos.

Mas tem outras opções de distros leves aqui: 16 Best Lightweight Linux Distributions for Older Computers

E se quer algo realmente leve, tem a opção do Lubuntu, onde é possível instalar e usar o Openbox, que é um ambiente mínimo e que com alguns ajustes, dá pra fazer algo bem usável e muito leve. E recomendaria o Lubuntu por ele já ser meio focado em ser leve.