Reinstalando um sistema pra servidor CasaOs, computador velho

Bom dia / tarde / noite a todos

Sou um completo iniciante em Linux e seguindos os tutoriais do Diolinux consegui pegar um laptop velho aqui de casa (Samsung NP350XBE 15.6’’ Intel Celeron 1.8GHz 4GB HD-500GB) e consegui instalar o windows 10 e o Ubuntu Studio 22.04.
A ideia inicial era instalar um casaOS ou umbrel no Linux e fazer um mini servidor de filmes aqui pra minha casa.
Tudo instalado, menuzinho grub pra escolher Windows/Linux no boot, estava pronto pra partir pro desafio “servidor de filmes”

Acabei achando o Ubuntu Studio muito pesado pra esse computador e provavelmente pra fazer esse papel de servidor. Olhando outros tutoriais do youtube - diolinux e outros - me pareceu que eu deveria ter escolhido um Linux Mint ou Xubuntu, sistemas mais leves aparentemente.

Minha dúvidas:

• É possível eu instalar algum desses dois sistemas sobrescrevendo o Ubuntu Studio sem perder esse menu grub do boot pra escolher entre windows e linux? Seria só escolher a partição do Ubuntu instalar por cima e ir adiante?
  • Alguém tem uma recomendação de qual seria melhor/ mais leve, se o Xubuntu ou Linux Mint? Só pra constar eu não tenho nenhuma função pra realizar no Linux, exceto essa função de servidor de filmes e eventualmente um editor de texto e navegação web. Talvez depois que eu me aprofunde no sistema, mas ainda sou MUITO cru e isso seria num outro momento.

Muito obrigado a todos e graças a essa comunidade eu finalmente resolvi dar meus primeiros passos no Linux. Abraços a todos!

O Ubuntu Server é uma ótima opção, assim como o Debian Server, sem interface gráfica se instalar o ubuntu server porcima ele reinstala o grub, mas como sempre faca backups so p garantir.

2 curtidas

Vou começar pelo Xubuntu, só por causa da interface gráfica, sou muito cru ainda pra usar só linhas de comando - não tenho nada contra, era DOS user e só embarquei no windows depois da v3.11, mas preciso aprender ainda.