Regressão de pacotes no Elementary OS 6

O sistema tem uma aparência muito bonita (se bem que eu colocaria um tema que predomina o preto), mas ainda tem uns detalhes que me deixam incomodados e me fazem desistir de usá-lo como distro principal.

Por gentileza, diga quais.

1 curtida

1 - Pedir pra fazer atualizações e avisa que essa atualização, na verdade é um downgrade.

Comando digitado:
sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean -y && sudo apt install -f

Saída:
Hit:1 Index of /alexlarsson/flatpak/ubuntu focal InRelease
Get:2 http://mirrors.ubuntu.com/mirrors.txt Mirrorlist [312 B]
Hit:5 Index of /elementary-os/stable/ubuntu focal InRelease
Hit:6 Index of /elementary-os/os-patches/ubuntu focal InRelease
Hit:3 Index of /ubuntu/ focal InRelease
Get:4 Index of /ubuntu/ focal-updates InRelease [114 kB]
Ign:9 Index of /ubuntu focal-updates/multiverse amd64 DEP-11 Metadata
Get:9 Index of /ubuntu/ focal-updates/multiverse amd64 DEP-11 Metadata [944 B]
Get:7 Index of /ubuntu focal-updates/main amd64 DEP-11 Metadata [282 kB]
Ign:8 Index of /ubuntu focal-updates/universe amd64 DEP-11 Metadata
Ign:8 Index of /ubuntu focal-updates/universe amd64 DEP-11 Metadata
Get:8 Index of /ubuntu focal-updates/universe amd64 DEP-11 Metadata [351 kB]
Fetched 749 kB in 12s (60.5 kB/s)
Reading package lists… Done
Building dependency tree
Reading state information… Done
All packages are up to date.
Reading package lists… Done
Building dependency tree
Reading state information… Done
Calculating upgrade… Done
The following packages will be DOWNGRADED:
xdg-desktop-portal xdg-desktop-portal-gtk
0 upgraded, 0 newly installed, 2 downgraded, 0 to remove and 0 not upgraded.
E: Packages were downgraded and -y was used without --allow-downgrades.

Acho isso estranho pra um sistema pedir pra fazer downgrade de algo. Já usei PopOS, Linux Mint e o próprio Ubuntu e nunca vi isso. Sei que isso não é o fim do mundo, mas me incomoda.

2 - O botão de fechar no gerenciador de arquivos estar próximo do botão usado pra voltar pro nível anterior de um diretório. Algumas vezes tentei voltar só um nível no diretório e, sem querer, acabei clicando no botão de fechar

3 - Botão de fechar em um canto da janela e o de maximizar em outro.

4 - Não tem botão de minimizar. Poderia vir com o botão ativo ou, ao menos, poderia colocar uma opção nas configurações para ativá-lo.

5 - O gerenciador de arquivos é muito simplório. Poderia ter algumas opções a mais pra customizá-lo. Ou então poderia vir com gerenciadores de arquivos bem melhores tipo o Nemo, Thunar ou até mesmo o Nautilus apesar de eu não gostar dele.

Sei que nada disso que eu não gostei no Elementary OS significa que é o fim do mundo, isso é apenas minha opnião. Sei lá, não gostei muito do ElementaryOS. Acho que precisa de algo mais pra me chamar a atenção.

3 curtidas

Isso é específico desses pacotes e são relacionados ao Flatpak, sugiro reportar isso

1 curtida

Uma pena que a política de “se vira aí trouxa” com os devs continua

2 curtidas

Eu estou usando ele só em máquina virtual. Só estou usando ele pra desenvolver um aplicativo, até o momento, voltado para as distros debian-like. Quando vi a aparência do sistema pela primeira vez, pensei em trocar o Ubuntu por ele. Mas depois que eu vi essas presepadas nessa distro, me desanimei.
Eu sei que eu consigo resolver alguns desses “problemas”, mas eu estou sem tempo e sem paciência ultimamente pra fazer isso.
Se, daqui em diante, mudar essa situação, pode ser que eu o use como distro principal.

Logo mais o TigerOS terá uma sessão para desenvolvedores, com tutoriais para empacotar os programas em AppImage e Flatpak.

1 curtida

Aí, gostei disso. Eu estou querendo aprender isso já tem um tempo. O aplicativo que eu estou tentando criar é em Python e eu estou querendo usar como interface o PyQt. Gostaria de fazer em GTK, mas é um pouco dofícil de encontrar material mais atualizado sobre PyGTK.
Tem muita coisa em C++ e C# com GTK, menos com Python. E quando tem, só mostra como criar janelas e botões e não é só isso que o aplicativo vai precisar, então vou usar o PyQt mesmo.
Isso se eu não me revoltar e, como estou aprendendo Javascript, talvez crie um aplicativo web.

1 curtida